A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), divulgou na última sexta-feira (8), a lista de aprovados do processo seletivo para novas turmas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde. Ao todo, foram ofertadas 16 vagas, sendo quatro em Residência de Medicina de Família e Comunidade, além de 12 em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. A convocação para matrícula será divulgada a partir do dia 13 de janeiro de 2021 no site – http://www.sorocaba.sp.gov.br/concurso/ .

As vagas foram destinadas a profissionais de saúde já graduados e contempla três especialidades: medicina, odontologia e enfermagem. Os programas de residência constituem-se em ensino de pós-graduação lato sensu, destinados a profissões em nível superior da área de saúde, sob a forma de curso de especialização.

A Residência possui duração de 24 meses, contabilizando uma carga horária total de 5.760 horas, respeitando-se a carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, sendo 80% práticas e 20% teóricas/teórico-práticas. As atividades são realizadas predominantemente nas Unidades de Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba, bem como demais serviços que compõem a rede de saúde locorregional.

Os Programas de Residência em Saúde da Prefeitura de Sorocaba têm por objetivo o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos envolvidos, bem como a melhoria contínua da assistência à saúde da comunidade. As atividades das novas turmas estão previstas para iniciar no dia 1 de março de 2021.