Prefeitura capacita haitianos para inserção no mercado de trabalho

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/09/2017 às 17:59
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:59
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDETER) e da Igualdade e Assistência Social (SIAS) promoverá, nesta segunda-feira (11) a abertura da edição especial do Time do Emprego, que será voltada exclusivamente para a comunidade haitiana residente na cidade. A medida visa facilitar o ingresso dos haitianos no mercado de trabalho, em vagas compatíveis com suas habilidades.

Para a SEDETER, a importância dessa edição especial reside no fato de pessoas dessa comunidade, por dificuldades culturais e com documentação, acabarem trabalhando na informalidade, sem nenhum respaldo trabalhista. Após a capacitação, eles terão maiores chances de conquistar um emprego, pois terão a documentação regularizada e receberão técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.

A aula inaugural das quatro turmas dessa edição ocorrerá na SIAS. 80 haitianos serão atendidos pela equipe das secretarias envolvidas, com colaboradores que foram especialmente capacitados para atuarem como facilitadores no processo do curso. A Coordenadoria de Igualdade Racial dará suporte para a regularização documental dos participantes.

Ao todo, serão dez encontros de três horas, em que os participantes serão preparados para buscar uma nova oportunidade de trabalho, ou o primeiro emprego. Três grupos participarão do programa na SIAS e um no bairro Éden, um dos que concentra os estrangeiros no município

A comunidade haitiana em Sorocaba é composta por cerca de três mil pessoas. Em encontros realizados entre o Poder Público municipal e esses trabalhadores, foi detectado que o principal problema envolvendo a colônia é a inserção no mercado de trabalho.

O programa

O Time do Emprego é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Sorocaba, e orienta o trabalhador com mais de 16 anos na busca de uma vaga compatível com seus interesses, habilidades e qualificações.