Prefeitura assume oficialmente os serviços de iluminação pública

Prefeitura assume oficialmente os serviços de iluminação pública Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/01/2015 às 10:41
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:41
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

 Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira no Paço Municipal, a CPFL transferiu oficialmente o parque de iluminação pública de Sorocaba à Prefeitura. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o diretor presidente da CPFL, Luiz Henrique Ferreira Pinto, assinaram o termo que oficializou a transferência ao município do serviço de manutenção preventiva e corretiva dos bicos de luz.

 Conforme destacou o prefeito, a medida atende a resolução da Aneel, que, por decisão do Governo Federal, obrigou o município a ser responsável pelo serviço. “Nós preparamos a transição, equipando a Secretaria de Serviços Públicos, reforçamos a equipe ligada a área de eletricidade e, ao mesmo tempo, fizemos licitação para contratação de empresa para atuar em apoio à Serp, no que se refere a manutenção e ampliação do sistema de iluminação pública”, explicou Pannunzio.

 Na realidade, o serviço já vem sendo gerenciado pela Prefeitura desde o dia 1 de janeiro. Conforme destacou o representante da CPFL, Sorocaba é a cidade da região onde a transferência está sendo mais tranquila. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), já era responsável pela manutenção de 12.503 pontos de iluminação pública de praças, avenidas, parques e áreas de lazer.

 Agora, com os 53.102 pontos, conhecidos como bicos de luz, que estavam sob a responsabilidade da CPFL Piratininga, somam 65.605 pontos gerenciados pela municipalidade. A Serp conta com o trabalho de cinco equipes que executam os trabalhos de manutenção corretiva e preventiva em toda a cidade.
 O secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, que também participou da cerimônia, estima que a Prefeitura terá um gasto anual de pouco mais de R$ 1,8 milhão com esse serviço.  Também participaram da cerimônia e assinaram o termo de transferência, Marney Tadeu Antunes, diretor de gestão da CPFL, além de funcionários da Serp e da distribuidora.

 


Solicitação pela internet

 


 Desde o dia 1º de janeiro, qualquer solicitação de serviço referente ao reparo e troca dos bicos de luz com problema poderá ser feita por meio da internet. Acessando o site www.sorocaba.sp.gov.br/iluminacão, 24 horas por dia, o cidadão poderá requisitar a ampliação de pontos de iluminação, a troca e manutenção de lâmpadas, entre outros serviços. O sistema também poderá ser acessado por celulares e tablets.

 

 Ao acessar o endereço eletrônico, o munícipe deverá se identificar e informar o endereço do serviço requisitado. Em seguida, alguns campos ajudarão a descrever qual o tipo de serviço pretendido. Concluída a solicitação, o interessado receberá um número de protocolo, permitindo consultar o andamento do processo.

 Para o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, a oferta do serviço pela internet beneficia o munícipe, dentro dos ideais de modernização administrativa do planejamento estratégico do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, além de facilitar a programação da secretaria. “O sistema on-line estará disponível 24 horas por dia, sem a necessidade do cidadão se deslocar ao Paço Municipal ou a uma Casa do Cidadão”, destaca.

 Além do site www.sorocaba.sp.gov.br/iluminacao, os cidadãos que preferirem, poderão solicitar os serviços de iluminação pela Central 156 (telefone, internet ou pessoalmente, no andar térreo do Palácio dos Tropeiros) ou em uma Casa do Cidadão.

 

 


Serviço:

Internet

www.sorocaba.sp.gov.br/iluminacao

www.sorocaba.sp.gov.br/156

 

Telefone

156 – Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

 

Pessoalmente

Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h

Central 156 (andar térreo do Palácio dos Tropeiros)


 

Casas do Cidadão

Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias

Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

Av. Bonifácio de Oliveira Cassú, 80, Éden

Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

Av. Ipanema, 3.439, Vila Helena

Rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga