Prefeito recebe dos vereadores reivindicações do projeto nos Bairros

Prefeito recebe dos vereadores reivindicações do projeto nos Bairros Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/11/2017 às 16:16
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Uma reunião no gabinete do Prefeito José Crespo na tarde desta segunda-feira (13) teve como pauta principal as reivindicações dos moradores, do bairro Brigadeiro Tobias, o mais recente visitado pelo Projeto da Câmara Municipal “de Bairro em Bairro” e também encabeçada pela vice-prefeita Jaqueline Coutinho, como representante do executivo. Os vereadores trouxeram os relatórios com as principais reclamações da estrutura do bairro em geral, com o intuito principal de que o executivo analise as urgências.

No momento da entrega do relatório, Crespo enfatizou a importância do projeto e principalmente o engajamento dos vereadores e da vice-prefeita Jaqueline “ela vai receber as demandas e distribuir às secretarias, estipulando prazo para cada secretaria analisar  juridicamente, além de financeiramente”, explica ele.

A vice-prefeita Jaqueline, que acompanhou pela segunda vez o projeto, destacou as principais demandas das reivindicações “ tem na área de sistema viário, obras, recapeamentos, área de segurança também e de saúde e a partir de agora vamos analisar  principalmente as urgências, para assim que possível, suprir estas deficiências”, disse ela.

O Bairro em Bairro já visitou quatro comunidades: São Bento,  Éden, Julio de Mesquita e o mais recente foi o Brigadeiro Tobias. Para o Presidente da Câmara de Sorocaba, Rodrigo Manga, o projeto é um envolvimento maior do Legislativo com a população e também com o executivo. “  a ideia da Câmara é levar a Câmara até a população de Sorocaba, aproximar ainda mais. No caso do bairro Brigadeiro Tobias, ele é um bairro que está esquecido há muito tempo, tem ruas de terras, e além disso, tem algumas demandas importantes para serem olhadas,” comentou ele.

Os relatórios trazem detalhadamente do que foi captado nas visitas, o vereador Wanderlei Diogo ficou satisfeito com a recepção no gabinete “a gente sabe das dificuldades que a prefeitura tem, mas com o envolvimento de vários secretários a gente sai mais satisfeito,” diz ele. Denominada pelo vereador Luis Santos como ação de dois poderes, ele ressalta a importância de se estabelecer níveis de prioridade “não dá para atender tudo, mas se subdivide esta operacionalização para ao menos acabar com as angustias da população”.

O Vereador Rafael Militão aproveitou a ocasião para falar sobre a união  que o projeto resulta “a gente ajuda o prefeito a focar em determinada demanda, tenho certeza que isso soma para a população”. Já o vereador Fausto Peres, citou até algumas ruas do bairro Brigadeiro Tobias que têm problemas nos períodos de chuvas e que afeta muitos moradores, “ o relatório é amplo com muitas demandas importantes, a população pode ter certeza que muitos os pedidos que foram feitos serão realizados”.

O trabalho dos vereadores nestas visitas também foi chamado pelo vereador Hudson Pessini de um trabalho amplo de pesquisa, “ se a prefeitura fosse contratar uma empresa iria sair caro, além de ser demorado e agora os vereadores fazem isso de graça e o melhor é ter envolvimento do executivo, como no último Bairro em Bairro,  que nós também tivemos a presença de alguns secretários, pois isso agiliza os procedimentos, diminui a burocracia e também eles sentem pressão da população”, exclamou ele.

Para José Crespo é um canal de comunicação que terá um resultado muito mais eficaz. “ouvir a população é obrigação de qualquer governo, ao longo da história nestes anos, cada um formatou de uma certa maneira, e agora foi melhorado isso, pela iniciativa da Câmara Municipal, com nosso Presidente Rodrigo Manga  e todos os vereadores. Agora em nossas mãos, uma resposta será dada à população ou que o assunto foi resolvido ou será, ou diante de um impedimento muito grande, pelo menos um retorno terá que ser dado e tenho certeza que a Jaqueline fará isso”, concluiu Crespo.

Além dos vereadores e seus assessores, participaram da reunião o Secretário de  Obras  -Fábio Pilão, Secretário de Comunicação -Eloy de Oliveira, Chefe de Gabinete -Alexandre Robim, Secretário de Negócios Jurídicos e Patrimoniais -Gustavo Barata, Secretário de Planejamento e Projetos- Luis Fioravante, Secretário de Igualdade e Assistência Social- Alexandre Hugo e a primeira dama Lilian Crespo.