Prefeito José Crespo visita o Arquivo Central

Prefeito José Crespo visita o Arquivo Central Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/02/2018 às 11:23
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:23
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O prefeito José Crespo acompanhou uma visita de inspeção no complexo paulista, que é composto pelo Arquivo Central, Almoxarifado de Materiais Permanentes, Almoxarifado de Materiais de Consumo e à Central de Abastecimento Farmacêutico, na tarde desta sexta-feira (16), para conhecer as instalações e entender como funciona toda a logística de distribuição de arquivos e de materiais do almoxarifado, que estão dentro dos galpões na Vila Hortênsia.

O prefeito avaliou que o arquivo público é um equipamento estratégico para o apoio à transparência e eficiência administrativas. “É um serviço de informação que proporciona aos cidadãos um espaço de memória”, declarou. Ele conheceu as divisões dos arquivos em companhia dos secretários municipais, Luiz Fioravante (Planejamento e Projetos), Eric Vieira (Gabinete Central) e Ademir Watanabe (Saúde), além de servidores das mesmas secretarias.

Durante a fiscalização, José Crespo conversou com os funcionários e foi informado sobre os procedimentos para o transporte de todos os materiais até lá. Dentro do APHM, é possível encontrar processos da década de 1940. São torres de prateleiras que já contabilizam mais de 80 mil caixas de documentos.

Segundo o secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante, a rotina no local é uma dinâmica muito rápida e os processos entram e saem a todo momento, por isso é necessária muita atenção.

A estrutura organizacional do APHM é composta de 9 servidores e demais almoxarifados das Secretaria de Licitações e da Saúde contam 11 funcionários. A gestão faz-se necessária para que estes profissionais possam orientar, coordenar e supervisionar as atividades de gestão, tratamento, recolhimento e preservação dos documentos produzidos, recebidos e acumulados, de forma a garantir o pleno acesso às informações.