Prefeito José Crespo entrega Recupera Sorocaba no Éden e Cajuru

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/01/2018 às 11:40
  • Atualizado 30/09/2022 às 11:40
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Lideranças comunitárias destacaram o empenho com que a administração municipal realizou as obras de revitalização nos dois bairros

 

O prefeito José Crespo, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, e todo o seu secretariado,  entregou na manhã deste sábado (25), no bairro do Éden, as obras de revitalização do Recupera Sorocaba, programa municipal que chegou a sua 7ª edição e atendeu também o bairro Cajuru que fica na mesma região. A cerimônia de entrega das obras teve a apresentação da Orquestra de Viola de Sorocaba levada pela Secretaria de Cultura (Secult).

O trabalho do Recupera é realizado por várias secretarias municipais e envolve ações como capinação, limpeza de bueiros, varrição, poda de árvores, pintura de placas indicativas de solo e aéreas, além do patrolamento em ruas e estradas de terra.  Programa de iniciativa da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), vem sendo incentivado pelo prefeito José Crespo e, desde sua implantação, em setembro do ano passado, já beneficiou diversos bairros das quatro regiões da cidade, como destacou o titular da Secom, Gilberg Antunes.  “Temos no Recupera um programa amplo, levado a todas as regiões da cidade, e que tem como principal objetivo levar mais qualidade de vida à população”.

Ao falar sobre o programa, o prefeito José Crespo salientou a determinação com que o trabalho de revitalização é feito nos bairros de Sorocaba. “Nós temos muitos bairros em Sorocaba e estamos levando esse trabalho ao maior número possível. Estamos fazendo o melhor para a nossa população, a quem agradeço pela confiança. Sei o quanto ainda temos que fazer, mas não nos furtamos a nos dedicar a cada espaço dessa cidade para levar o melhor à nossa população”, disse o prefeito destacando o empenho do seu secretariado e das equipes da prefeitura.

Crespo também destacou que o mutirão no Éden e Cajuru atendeu a um pedido feito pelo vereador e líder daquela região, João Donizete. “Esse vereador tem trabalhado muito por sua comunidade, é um líder nato. E hoje estamos entregando mais esse Recupera Sorocaba para os moradores. Parabéns, João, pela determinação com que tem feito o seu trabalho nesses dois bairros”, destacou José Crespo.

O mesmo foi compartilhado pela primeira-dama, Lilian Crespo, que anunciou ainda que o FSS vai levar um curso profissionalizante para o bairro do Éden em parceria com a Associação Paulista dos Supermercados de Sorocaba (APAS).  “Traremos em breve um curso para a comunidade do Éden. Ainda não sabemos qual será, mas queremos oferecer mais esse serviço aos moradores”, destacou.

O vereador João Donizete aproveitou para agradecer ao empenho do prefeito José Crespo e das secretarias envolvidas diretamente na ação que durou cerca de 20 dias e envolveu dezenas de servidores municipais em uma verdadeira força-tarefa nos dois bairros. “É muito importante para nós que moramos nessa região da cidade em ver o trabalho do prefeito e de suas equipes a nós dedicado. Hoje, só tenho a agradecer pelo respeito com que tomaram os bairros do Éden e Cajuru”,  disse,  também não deixando de destacar a atuação dos líderes comunitários que trabalham pelos bairros daquela região.

Um desses líderes é o pastor Carlos Alberto Ribeiro, que agradeceu a atenção dedicada ao bairro. “Nós queremos em nome de toda a comunidade agradecer a sua atenção e deixamos aqui o nosso muito obrigado ao prefeito, sua equipe e ao vereador João Donizete pelo trabalho realizado no nosso bairro”, disse.  Outra liderança que mostrou seu agradecimento foi o professor Randal Juliano Gonçalves, diretor presidente grupo escoteiro Terra Rasgada, cuja sede fica no bairro do Éden e foi conquistada por meio da atual administração municipal.

O Recupera Sorocaba é desenvolvido pelo governo municipal por meio das secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Saneamento (Sesan), além da Urbes – Trânsito e Transportes e Saae-Sorocaba.  Juntos, essas secretarias promoveram serviços como limpeza preventiva de galerias de esgoto e bocas de lobo,  capinação, poda de árvores e plantio de mudas, recuperação de asfaltamento, patrolamento de ruas e estradas de terra,  retirada de entulho.

As ações também ocorreram em espaços públicos, como a quadra localizada no Jardim Carolina, que recebeu pintura geral, troca das tabelas de basquete e manutenção do alambrado. Já o bairro Jardim Paraíso teve manutenção no piso, pintura, manutenção do alambrado e instalação das traves de futebol. O Jardim Primavera recebeu a implantação de calçada, pintura geral das duas quadras, revisão do alambrado, base e instalação para academia, reposição das tabelas de basquete e travas para futebol.

“Esse trabalho não é mérito nosso, porque antes das nossas secretarias temos o aval e o incentivo do Prefeito José Crespo”,  destacou o titular da Serpo, Fábio Pilão, acrescentando que “é importante lembrarmos também que, independente do Recupera, a administração municipal – a pedido do prefeito -, já executou diversas melhorias nos bairros Éden e Cajuru, como por exemplo a ponte sobre o Rio Pirajibu na rua Flor do Carvalho,  instalação de academias ao ar livre no Éden e Cajuru,” falou Pilão.

O secretário ainda lembrou que, atendendo a um pedido do vereador João Donizete feito ao prefeito José Crespo, a administração municipal fez o recapeamento e a reconstrução de algumas ruas do bairro Nilton Torres.  “Essa era uma reivindicação antiga nunca realizada, mas que só nessa gestão foi atendida”, destacou.

De acordo com o secretário, outras duas grandes conquistas estão a caminho. A construção da creche no Jardim Eliana (Cajuru) e uma escola no Jardim Nilton Torres. O secretário Jesse Loures, titular da Sema, também enfatizou a eficiência dos serviços que foram levados aos moradores daquela região da cidade e a serenidade com o que o trabalho vem sendo desenvolvido em Sorocaba.

Além da festa de entrega das obras do Recupera Sorocaba,  o prefeito José Crespo e a primeira-dama, Lilian Crespo, também prestaram uma homenagem ao  funcionário público, Lucílio Alves de Araujo, da Secretaria da Cultura. Lucílio trabalha há 37 anos na prefeitura e participa de todas as edições do Recupera Sorocaba.

A festa de entrega das obras do Recupera Sorocaba, no Éden, teve a participação da barraca do Educafeira, programa de reaproveitamento de alimentos da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), feira de doação de animais da Sema, aferição de pressão arterial e testes de glicemia da Escola de Enfermagem Irmã Dulce,  ações recreativas da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), Agentes da Dengue da Secretaria da Saúde, representantes do Centro de Saude do Cajuru e Eden, Pastoral da Pessoa Idosa,  Eder Aono representando a Igreja Nossa Senhora da Piedade, o empresário Marcos Stecca, o líder comunitário, Amarildo Boca, que representou o vereador Irineu Toledo, Adão Moreira, da Associação Somos Todos Cajuru, Pastor Antonio Gomes, o presidente do Conseg, Carlos Roberto e os líderes comunitários, Toninho Chan e Marli Bueno, além do presidente da Associação de Moradores do Eden (AME), José Fernandes.

 

Secretário anuncia ações no Recupera

O secretário de Mobilidade de Acessibilidade e presidente da Urbes-Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, anunciou que  há dois meses promove estudos com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para implantar uma linha de ônibus direto do Cajuru para o Terminal Santo Antônio, pela avenida Independência. A iniciativa prevê a redução do tempo da viagem de 65 minutos para 40 minutos. “Também vamos construir um terminal de transferência na entrada do Cajuru. Muito mais facilidade, conforto e viagens até 40% mais rápidas”, enfatizou  o secretário Fioravante.