Prefeita conhece projeto arquitetônico do futuro Canil Municipal de Sorocaba

Sorocaba 12 out / 2019 às 15:39

O novo espaço planejado ampliará o atendimento de animais da cidade em mais de 300%

A prefeita Jaqueline Coutinho conheceu na manhã desta sexta-feira (11), em reunião em seu gabinete no sexto andar do Paço Municipal, o projeto arquitetônico do futuro Canil Municipal, apresentado pelo secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota, e sua equipe.

A construção de um novo canil para abrigar os animais é prioridade para a prefeita Jaqueline Coutinho. A chefe do Poder Executivo aprovou o projeto apresentado e falou da necessidade de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal na cidade, destacando que esse assunto sempre foi renegado a segundo plano até então.

Administrado pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, o espaço previsto no projeto terá mais de 1.300 metros quadrados de área construída, com capacidade para abrigar 247 animais, ampliando em mais de 300% o atendimento. A atual unidade, localizado no Jardim Zulmira, abriga 69 cães e gatos.

O imóvel será acessível e contará com três blocos: serviço, administrativo/recepção e o setor veterinário, além de canis, gatis, alojamento para equinos e cachorródromo. O valor estimado para a construção é de R$ 2 milhões e o local onde será construído está sendo definido pelo Governo Municipal. A Secretaria do Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal estão neste momento buscando recursos para viabilizar a obra.

O projeto arquitetônico teve sua concepção baseada em princípios de sustentabilidade, como, por exemplo, a implantação de uma cisterna para captação de água de chuva e ainda a utilização de piso intertravado para garantir a permeabilidade do solo, além da implantação do espaço-árvore na área, amenizando a temperatura através da arborização urbana.

Além disso, o novo canil visa fundamentalmente garantir o bem-estar animal. Um dos espaços contemplados no projeto para isso é a implantação de um cachorródromo, com o objetivo de oferecer aos cães um espaço para a prática de exercícios físicos e lazer, numa área de 70 metros quadrados.

Além do projeto arquitetônico, a chefe de Seção do de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, Josiane Gomes Tavares Lise, apresentou a estrutura do atual abrigo, o trabalho realizado pela equipe, que vai desde campanhas educativas, resgate de animal em situação de maus-tratos, fiscalização de denúncias, castração até as tradicionais feirinhas de adoção. Ela também apresentou os números de atendimentos realizados neste ano pelo setor, no período de janeiro a setembro.

Participaram também da reunião os secretários Fábio Martins (Planejamento e Projetos), Flávio Chaves (Relações Institucionais e Metropolitanas), Roberta G. A. P. S. Guimarães Pereira (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais) e o chefe de Gabinete do Poder Executivo, José Marcos Gomes Júnior. Também participaram do encontro funcionários da Secretaria da Saúde (SES).


Mais Notícias