População precisa continuar economizando água

População precisa continuar economizando água Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/07/2018 às 11:03
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Embora Itupararanga tenha suficiência para abastecer maior
parte de Sorocaba, região do Éden e Cajuru enfrenta dificuldade

Em reunião realizada na  quarta-feira (18), representantes do Saae-Sorocaba e da Votorantim Energia reafirmaram o compromisso de garantia de abastecimento nesse período de estiagem que hoje atinge 35 dias sem chuva considerável. Responsável pela represa de Itupararanga, que abastece 80% de Sorocaba, a empresa se comprometeu a manter o volume de água bruta que destina para Sorocaba, o que faz com que o Saae-Sorocaba afaste o risco de racionamento neste momento.

Mesmo assim, as fontes de captação de água para abastecer a região do Éden e Cajuru, as represas Castelinho e do Ferraz, estão com o seu nível em constante redução. Por isto, o Saae-Sorocaba reforça a necessidade de a população manter a economia no consumo de água até que as chuvas voltem a ocorrer.

De acordo com a Votorantim Energia, o principal manancial de Sorocaba, a represa Itupararanga está com o nível administrável. O Saae-Sorocaba informa que, com a manutenção do volume de água enviado de Itupararanga, a represa do Clemente permanece em sua capacidade máxima. E assim deve permanecer pelos próximos meses, conforme avaliação feita pelas partes durante a reunião.

“A situação fica estável para a maior parte da cidade, com a reafirmação desse compromisso, mas a estiagem continua reduzindo os níveis dos reservatórios que abastecem a região do Éden e Cajuru”, explica o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Vários pontos técnicos foram abordados na reunião e ficou estabelecido que a Votorantim Energia e o Saae-Sorocaba atuarão conjuntamente no acompanhamento e informações sobre o nível do reservatório. A Votorantim Energia destaca que, independentemente da variação ocorrida no nível do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, a liberação do volume de água para o consumo da população sorocabana não é alterada.

Represas do Éden/Cajuru sofrem reduções
Apesar da falta de chuva não causar consequências para a represa do Clemente, ainda assim os sorocabanos precisam colaborar e economizar água, pois na região onde estão os bairros Éden e Cajuru a situação é vulnerável. A referida área depende de mananciais que não têm ligação com Itupararanga ou Clemente. Ela é abastecida por outras duas represas, Castelinho e a do Ferraz, que estão sofrendo reduções em seus níveis por causa da estiagem.
Há um mês, o Saae-Sorocaba começou a distribuir, no período da noite, a água tratada na ETA do Cerrado para os reservatórios da região do Éden e Cajuru, para preservar aqueles mananciais. A ETA do Cerrado trata o recurso proveniente da represa do Clemente, onde não falta água. Com o intervalo na captação de água dos mananciais do Éden durante a noite, o Saae-Sorocaba contribui para a preservação dos níveis nas represas que abastecem a região do Éden e Cajuru.