População já pode se inscrever para o Tour do Rio Sorocaba e o Tour das Árvores

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/01/2013 às 13:46
  • Atualizado 30/09/2022 às 13:46
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

As visitas monitoradas são gratuitas e fazem parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho

 

A Prefeitura de Sorocaba já está recebendo as inscrições de pessoas de todas as idades interessadas em participar do Tour do Rio Sorocaba e do Tour das Árvores, que ocorrerão no dia 2 e 3 de junho, respectivamente, das 8h30 às 12h. 
Promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades de Educação Ambiental são gratuitas e fazem parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
 
Para se inscrever, basta ligar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no telefone 3219.2280, ou ir pessoalmente na Sema, que fica na Rua Campos Salles, 850, em Pinheiros. Ao todo, são disponibilizadas 40 vagas para cada atividade.

Sobre o Tour do Rio Sorocaba
O Tour do Rio Sorocaba será realizado no dia 2 de junho, segunda-feira, com saída às 8h30 do Parque da Biquinha, no Jardim Emília. Na visita monitorada, os participantes vão percorrer de ônibus um trecho que vai da Cachoeira da Chave, em Votorantim, até a Estação de Tratamento de Esgoto S1, passando pela Cachoeira dos Guimarães, antiga usina a diesel da Cianê e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.
Realizada em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o objetivo da visita é sensibilizar os participantes com relação ao Rio Sorocaba, além de oferecer à população a oportunidade de conhecer os aspectos históricos e ambientais do Rio Sorocaba. 
Em cada parada, serão abordadas as questões ambientais e as curiosidades de cada local. Na barragem da Represa de Itupararanga, os participantes receberão informações sobre a importância da criação da APA de Itupararanga, os aspectos legais e os impactos ambientais presentes no local. Na Cachoeira da Chave, os participantes apreciarão um local com águas limpas, bem próximo ao Centro de Votorantim. 
Na usina, o grupo observará o registro da maior enchente que Sorocaba sofreu: janeiro de 1929, quando a água do rio atingiu a metade do prédio. Por último, na ETE S1, os participantes terão a oportunidade de conhecer a maior estação de tratamento de esgoto da cidade e receberão informações sobre o programa de despoluição do Rio Sorocaba, bem como a importância do tratamento de esgoto realizado pelo Munícipio.

Sobre o Tour das Árvores
Já o Tour das Árvores será realizado no dia 3 de junho, terça-feira, com saída às 8h30 do Parque da Biquinha. 
Acompanhados por técnicos da Sema, os participantes conhecerão algumas árvores, todas elas já com idades avançadas, que fazem parte das 18 árvores que Sorocaba possui atualmente e que tem imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba. 
Entre as espécies, a comunidade conhecerá uma copaíba, de aproximadamente 185 anos, na Vila Barão, e um cedro rosa, de 83 anos, no Parque Campolim.