Pela segunda vez neste ano, SAMU recebe agradecimentos de paciente salvo pelo Serviço de Atendimento

Pela segunda vez neste ano, SAMU recebe agradecimentos de paciente salvo pelo Serviço de Atendimento Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/08/2019 às 17:07
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:07
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Pela segunda vez neste ano, os funcionários do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Sorocaba vivenciaram uma emoção diferente na manhã desta segunda-feira (19). O senhor João Marques, atendido pela equipe após ter uma parada cardiorrespiratória (PCR), quis presentar e agradecer os servidores que salvaram sua vida.

Segundo Marina Marques, filha do seu João, no dia 7 de julho às 11h, notou que seu pai não estava bem, e rapidamente acionou o SAMU. Marina relatou que seu pai não estava respirando e sem pulso, então, imediatamente os médicos reguladores, Dr. Rossano Consul Gomes e a Dra. Juliana Rabelo Bressane, começaram a passar instruções para ela e foi solicitado que iniciasse a massagem cardíaca. Enquanto isso, a regulação do SAMU enviou uma ambulância até o local de moradia do seu João, no bairro São Guilherme.

De acordo com a coordenadora do SAMU, Kátia Kaam Salvestro, a equipe realizou os procedimentos necessários e deu sequência a reanimação cardiopulmonar, após dez minutos foi reestabelecido o batimento cardíaco. João foi imediatamente conduzido para a sala de emergência da UPH Zona Norte, para se estabilizar e ser encaminhado para o Hospital Santa Casa. João ficou internado durante sete dias no hospital e depois teve alta.

A equipe que realizou o atendimento efetivamente foi composta pelo médico Dr. André Vicente Aleixo Silva, pelo condutor socorrista, Valdir do Carmo Silva Bueno, e o enfermeiro, Marcelo Ciochetti da Silva.

Depois de recuperado, João sentiu uma imensa gratidão e felicidade por tudo que os socorristas fizeram por ele, portanto, decidiu ir até a base situada na UPH Zona Norte agradecer por toda assistência prestada. “Eu queria conhecê-los melhor, e mostrar a minha recuperação. Graças a eles sou uma nova pessoa e tenho me alimentado diariamente. Tenho um sentimento de gratidão pelo ocorrido. A atenção e o cuidado são virtudes que eu admiro, e isso eles tem de sobra”, relata João.

Para a coordenadora do SAMU, Kátia Kaam Salvestro, esta atitude é algo que renova a energia e fortalece o trabalho de toda equipe do SAMU. “É sempre emocionante ver a pessoa aproveitando essa segunda chance. Nós sentimos como se fizesse parte da nossa família, é algo realmente gratificante, pois ver a pessoa recuperada nos faz felizes”, ressalta.