Parque da Água Vermelha comemora o Dia da Mata Atlântica com o Coaves Kids

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/01/2017 às 18:12
  • Atualizado 30/09/2022 às 18:12
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Neste sábado (26), a partir das 8h, crianças de 6 a 12 anos de idade podem participar de mais uma edição do “Coaves Kids” no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, que terá como tema “Construtores da Natureza: Oficina de Ninho de Beija–flor”. Garotos e garotas terão a oportunidade de participar de uma manhã divertida e de aprendizado, observando as aves num dos parques ecológicos mais bonitos da cidade, além de conhecer características de uma das aves mais encantadoras do país: o beija-flor.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Clube de Observadores de Aves (Coaves), o objetivo é reunir mensalmente as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las e conhecer um pouco sobre as características de cada espécie, suas curiosidades, papel ecológico e fomentar ações individuais e coletivas em prol da conservação dos ambientares naturais e urbanos.

A atividade deste dia também comemora o Nacional da Mata Atlântica e o Dia Municipal da Floresta Atlântica (dia 27). Em Sorocaba, a data faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

Sorocaba abriga aproximadamente 290 espécies de aves e no Parque da Água Vermelha é possível encontrar cerca de 50 espécies. “Esta é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximar as crianças da biodiversidade existente na cidade, na qual as aves podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de um binóculo”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

Uma das atividades de sábado será uma oficina de ninhos de beija-flor, na qual cada um poderá viver a experiência de “Construtor da Natureza”. Manejando os diferentes materiais que o beija-flor utiliza, as crianças construirão um ninho para esta ave.

 

Sobre o beija-flor

O beija-flor é capaz de parar no ar, com suas asas batendo rapidamente enquanto se alimenta do néctar das flores. Essa ave só ocorre nas Américas e das de 320 espécies existentes, três moram no Parque da água Vermelha: rabo-branco acanelado, beija-flor-tesoura e beija-flor-de-peito-azul.

Seus ninhos são pequenos, camuflados, delicados e bem elaborados, construídos em geral com material macio (paina, algodão ou fruto da taboa), pequenas fibras, sementes, filamentos de folhas, musgos, líquens e quase sempre envolvidos por teias de aranha para mantê-los coesos e fixá-los nos galhos e folhas.

 

Sobre a Mata Atlântica

Mata Atlântica é o nome dado para um dos biomas brasileiros, sendo que cada bioma é definido por um tipo principal de vegetação e também por possuir animais típicos. A Mata Atlântica é um bioma muito importante porque é considerada um Hotspot mundial, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade (quantidade e variedade de espécies vegetais e animais) e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. A cidade Sorocaba está localizada numa área de transição entre o bioma Mata Atlântica e o bioma Cerrado, de modo que, apesar de muitas pessoas não saberem, a Mata Atlântica faz parte da vida de todo sorocabano.

 

Quer participar?

As inscrições para novos membros do “Coave Kids” será realizada no sábado, pelos pais ou responsáveis. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-6643 ou pelos e-mails: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br e observadoresdeavesdesorocaba@gmail.com.