Operação cata-treco encerra nesta sexta-feira na região da Vila Hortência

Operação cata-treco encerra nesta sexta-feira na região da Vila Hortência Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 13/02/2020 às 20:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Um total de 17 toneladas de criadouros da dengue foram removidos em 3 dias

A operação cata-treco, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em parceria com as secretarias da Saúde (SES), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), já removeu 17 toneladas de criadouros da dengue em três dias. Nesta quinta-feira (13) a ação aconteceu na região do Jardim Simus. Foram percorridos seis bairros com a remoção de cinco toneladas de materiais inservíveis nas localidades. A operação se encerra nesta sexta-feira (14) na região da Vila Hortência.

O objetivo da operação é eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Os materiais recolhidos são, em maioria, sofás quebrados, eletrodomésticos velhos que não funcionam mais, como geladeiras, fogões, tevês, ventiladores e micro-ondas. Além de tanques de lavar roupas, guarda-roupas, camas quebradas, pneus, latas e até vasos sanitários quebrados. A orientação é que os cidadãos deixem esses itens em frente de suas casas antes das 8h, o horário de início da programação, para que possam ser recolhidos.

A operação cata-treco ocorre em conjunto com a força-tarefa de combate à dengue, idealizada após o evento do ‘Dia D’, que mobilizou mais de 300 servidores para conscientizar a população em 20 pontos da cidade. Segundo a SES, os locais de atuação da operação cata-treco foram definidos conforme a concentração de casos da doença nas regiões da cidade. Os trabalhos de roçagem (Sema), limpeza de córrego (Saae), retirada de inservíveis e criadouros (Serpo) e visita domiciliar, arrastão e nebulização (Saúde), ocorrem nas regiões em sincronia com a programação da operação cata-treco.

Até o momento Sorocaba registrou 190 casos confirmados de dengue (140 autóctones, 47 importados e 3 indeterminados), 5 de chikungunya (3 autóctones e 2 importados). Nesta sexta-feira (14) a operação estará na região da Vila Hortência, das 8h às 15h30, percorrendo os seguintes bairros: Vila Hortência; Paes Almeida; Jardim São Bento; Vila Elfrásio; Jardim Perimetral; Bairro dos Morros; Vila Granada e Vila Hortência III.