Nota de funcionamento dos serviços públicos

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 25/01/2017 às 14:58
  • Atualizado 30/09/2022 às 14:58
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Por conta das consequências da greve dos caminhoneiros, a Prefeitura de Sorocaba está se empenhando para manter os principais serviços prestados à população. Confira como fica o atendimento de algumas secretarias municipais e o transporte público coletivo de Sorocaba.

Fundo Social de Solidariedade (FSS)

O Fundo Social de Solidariedade confirmou que o Casamento Comunitário será realizado neste sábado (26), às 16h, no Salão de Festas do Instituto Humberto de Campos. Nenhuma alteração foi feita para a realização do evento que vai oficializar a união de 100 casais de Sorocaba.

Procon

O PROCON de Sorocaba não registrou nesta sexta-feira (25) nenhuma denúncia de preços abusivos ou irregularidades. Nesta quinta-feira (24), dois postos foram autuados por práticas de preços abusivos.

O órgão reforça que as denúncias devem ser feitas nas Casas do Cidadão ou por meio do aplicativo lançado nesta quinta-feira (24) pelo prefeito José Crespo.

Secretaria de Saneamento (Sesan)

A Sesan informa que os serviços de coleta de resíduos domiciliares e comerciais, varrição e limpeza de logradouros públicos estão sendo executados normalmente, e devem prosseguir assim também neste sábado (26). Portanto, a programação desses serviços não sofrerá nenhum prejuízo nesta sexta e sábado (26).

Secretaria de Educação (Sedu)

A Secretaria da Educação informa que a merenda está garantida para hoje, portanto, as aulas estão ocorrendo normalmente nesta sexta-feira (25). A expectativa para segunda-feira (28) é que as aulas também continuem normais, mas, dependerá do que ocorrer no final de semana.

Secretaria de Esportes e Lazer (Semes)

A Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), comunica que está cancelada a rodada do dia 28/05 (segunda-feira), dos JES MIRIM 2018 Futsal, em virtude da paralisação dos caminhoneiros e suas possíveis implicações no transporte da comunidade em geral pela falta de combustível. Tal situação pode gerar dificuldades para que as escolas, seus alunos e equipes de arbitragem se locomovam até os locais dos jogos.

Os Centro Esportivos e o ginásio Municipal Dr. Gualberto Moreira fecham, nesta sexta-feira (25), às 17h30 e não abrem no fim de semana.

Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban)

A Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban), responsável pela distribuição da merenda escolar, também conseguiu garantir o abastecimento na sexta-feira (25), mas há a preocupação com o desabastecimento de hortifrútis. A secretaria está se empenhando junto ao departamento de Compras da Prefeitura para que não haja impactos no fornecimento de merendas.

Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur)

A Secretaria de Cultura e Turismo manteve o Desfile dos Tropeiros marcado para este domingo (28), mas cancelou algumas atividades que estavam programadas para este final de semana. Não vão funcionar neste sábado e domingo o Museu Histórico Sorocabano, as bibliotecas municipal (Alto da Boa Vista) e infantil (centro), a biblioteca e Time Debate do Céu das Artes do Parque das Laranjeiras. Também foram canceladas as edições de projetos culturais que aconteceriam neste fim de semana: Revivendo a Praça, Vizinhos Culturais e Semana do Brincar.

Saae-Sorocaba

O Saae-Sorocaba tem combustível o suficiente para continuar prestando os serviços essenciais à sociedade, pelo menos durante todo o final de semana e na segunda-feira (28). Como não há garantia de quando será retomado o fornecimento dos combustíveis, desde a quinta-feira (24) a autarquia adotou a racionalização no uso de sua frota, mantendo o uso dos veículos para as manutenções essenciais à continuidade dos seus serviços de distribuição de água, coleta de esgoto, além dos chamados emergenciais para sanar vazamentos. Foi restringido o uso dos veículos para os trabalhos que possam ser executados quando houver o reabastecimento dos combustíveis, como por exemplo, a execução de novas instalações individuais de água.

Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias)

A Secretaria informa que está mantido para este sábado (26) a realização do concurso Miss e Mister 3ª Idade, que será realizado a partir das 19h, no Lar Escola Monteiro Lobato.

Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec)

A Guarda Civil Municipal – GCM – continua com suas viaturas nas ruas devidamente abastecidas fazendo o patrulhamento na cidade.

Transporte Coletivo pode parar neste fim de semana

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que a situação é grave na cidade. Se não chegar combustível nas garagens das empresas concessionárias Consor e STU até às 19h desta sexta-feira (25), Sorocaba ficará sem Transporte Coletivo a partir deste sábado (26).
A frota de ônibus de Sorocaba consome em torno de 40 mil litros por dia e desde terça-feira (22) as empresas não recebem combustível. A frequência do abastecimento nas garagens da Consor e da STU em situação normal ocorre em dias alternados.
Com relação à decisão tomada na manhã desta sexta-feira, por volta de 7h20, para que a frota de ônibus continuasse a circular até que atingisse o nível de segurança máximo de cada veículo, e não somente nos horários de pico, a mesma foi cancelada em seguida.
Houve desencontro de informações com relação ao fim da mobilização nacional veiculada pela imprensa nacional. Na expectativa de que a situação se regularizasse e Sorocaba começasse a receber combustível ainda nesta sexta-feira, o prefeito José Crespo determinou que a frota circulasse o dia todo para prejudicar o menos possível a população. Mas diante da continuidade da mobilização contra o aumento do diesel, isso não foi possível.
Nesta sexta-feira (25), os ônibus circularam das 5h às 8h e retornarão ao atendimento aos usuários das 17h às 19h. Os terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP) estão fechados até que os ônibus voltem a circular, assim como a bilheteria. Ou seja, das 8h às 17h e após às 19h.
Os usuários do transporte público deverão ficar atentos aos canais oficiais de comunicação do município e quaisquer dúvidas devem entrar em contato pelo telefone 118. Um novo comunicado será emitido nesta sexta-feira.
O Sistema de Transporte Coletivo possui 107 linhas de ônibus em operação que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo.