Na Semana da Água, Zoo lança exposição de animais que dependem da água para viver

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/03/2019 às 16:04
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:04
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Desde o sábado (16), a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) da Prefeitura de Sorocaba, por meio da equipe do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB), realiza a exposição “Todo rio deságua no mar”, no Museu de Zoologia, do zoo. A ação faz parte das atividades de celebração da Semana da Água, que comemora o Dia da Água e Dia do Rio Sorocaba.

“A exposição é muito importante e não poderia ficar fora da nossa programação, pois, além de falar sobre a conservação das águas, é preciso mostrar, para que a sensibilização seja efetiva”, declara o secretário da Sema, Jessé Loures.

Ainda segundo ele, a exibição tem o intuito de “mostrar à população alguns animais que dependem da preservação da qualidade da água para sobreviver, e os problemas que os lixos causam ao chegar em rios e mares”.

A técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e responsável pelo setor de Educação Ambiental do zoo, Peônia Brito de Moraes Pereira, explica que tem crescido o registro da ingestão de plástico por animais marinhos de várias espécies e muitos estão morrendo, seja por enroscarem em redes de nylon ou por ingerirem plásticos, ao confundirem com um alimento.

O objetivo da exposição é sensibilizar as pessoas da importância de se consumir produtos com menos embalagens e utilizar menos plásticos, como canudos, copos descartáveis e sacolinhas. Além disso, conscientizar da importância de se descartar corretamente os resíduos e melhor ainda, separar os materiais para reciclagem.

Nas vitrines do museu de zoologia do PMZQB, o público pode conhecer exemplares taxidermizados (empalhados), tanto dos animais que habitam o rio Sorocaba, como o ratão-do-banhado, biguá, frango d’água, quanto dos que vivem no mar, como a tartaruga-verde, gaivotão, fregata, atobá, etc.

Junto com esses animais, uma rede de nylon com diversos materiais plásticos, como copos, canudos e garrafas, chama a atenção das pessoas para a questão do lixo descartado na natureza.

O Parque Zoológico Municipal fica na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.