Moradores do “Ana Paula Eleutério” aprendem sobre alimentação saudável

Moradores do “Ana Paula Eleutério” aprendem sobre alimentação saudável Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/11/2015 às 11:15
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:15
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba ofereceu, neste mês de outubro, aulas gratuitas sobre culinária saudável no Território Jovem do Conjunto Habitacional ‘Ana Paula Eleutério’, na Zona Norte do município. Na tarde desta quinta-feira (dia 29) ocorreu o último encontro, no qual adolescentes e adultos puderam aprender um pouco mais sobre higienização de alimentos e a preparar uma receita de sanduíche natural e suco de frutas.

Realizada pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a atividade integrou o Programa “Cidadania na Mesa”, que visa melhorar a alimentação de famílias em situação de alta vulnerabilidade social da cidade, melhorando a nutrição, reduzindo a obesidade e erradicando a fome.

As aulas foram ministradas por quatro alunas do 2º semestre do curso técnico de Nutrição da ETEC “Rubens de Faria e Souza”, instituição parceira do programa. São elas: Alessandra Cristina Vieira Sodré, Jéssica Oliveira Bispo Feltrin, Rafaela Celine Ramos de Oliveira, Gisele Francine Neves.

Neste último dia de atividade, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a como higienizar corretamente os alimentos. “Todos os alimentos que comemos cru devem ser clorados. Vocês devem usar uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água e deixar o alimento imerso por dez minutos. Em seguida, vocês devem lavar em água corrente para, então, consumir”, ensinou Alessandra Cristina Vieira Sodré, uma das professoras.

Em seguida, todos os alunos ajudaram no preparo de uma receita de sanduíche natural de frango, tomate, cenoura e alface, além de um suco de laranja com acerola. No final puderam degustar tudo o que foi preparado. “A ideia é mostrar a eles que dá para fazer uma refeição saborosa e saudável”, afirmou Alessandra. Todos os alimentos utilizados na oficina foram adquiridos pela própria Prefeitura de Sorocaba.

Nas outras aulas, os moradores do bairro ainda aprenderam os dez passos para uma alimentação saudável. “Ensinamos a eles como manter um equilíbrio nas refeições, comendo diariamente frutas, verduras, feijão, proteína e evitar as gorduras e as guloseimas em geral”, conta Alessandra. Eles também aprenderam sobre alimentos reguladores do organismo, como frutas e hortaliças em geral; energéticos, como cereais e gorduras; e construtores, como as proteínas animal e vegetal.

Silvana Aparecida da Cruz, de 20 anos, foi uma das alunas da oficina de culinária saudável. “Gostei bastante das aulas. Além de aprender direitinho como lavar os alimentos, elas ensinaram que alguns alimentos não devem ser consumidos com frequência por terem conservantes, como os enlatados. Eu como e não sabia que fazia mal para a gente”, contou. A jovem também frequenta as aulas de ginástica e zumba no Território Jovem do Ana Paula Eleutério.

Quem também aproveitou a oportunidade foi a dona de casa Maria Aparecida Alves. “Já fiz uma vez um curso parecido, lá na Policlínica, pois meu marido é diabético. Estou gostando bastante, pois adoro cozinhar. Fiz até uma pesquisa sobre o alface, com informações sobre o uso medicinal e as vitaminas do alimento”, declarou a munícipe.

O Território Jovem Ana Paula Eleutério está localizado na Avenida Itavuvu, 7.435. Mais informações pelo telefone: (15) 3226.5029.

 

Território Jovem Cajuru

O mesmo curso também está sendo realizado no Território Jovem do Cajuru, voltado às mulheres que participam da oficina de ginástica na unidade. A última aula ocorrerá na próxima quinta-feira (dia 5), às 8h. O Território Jovem está localizado na Rua Pedro Natividade Silva, 209, no Cajuru. O telefone é (15) 3225.1015.