Metarreciclagem coleta mais de duas toneladas de resíduos eletrônicos na primeira quinzena de 2021

Metarreciclagem coleta mais de duas toneladas de resíduos eletrônicos na primeira quinzena de 2021 Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/01/2021 às 16:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O projeto Metarreciclagem, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), coletou, na primeira quinzena de 2021, mais de 2,3 toneladas de resíduos eletrônicos.

Na primeira semana deste ano, foram recolhidos cerca de 840 kg. Na semana seguinte, o balanço realizado pela pasta mostrou que o projeto arrecadou mais 1.500 kg de resíduos. Os materiais são derivados de equipamentos de informática, eletrodomésticos e brinquedos eletrônicos.

Os aparelhos coletados são testados e podem ganhar uma sobrevida, passando a fazer parte de kits que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS). De lá, os equipamentos serão doados às entidades assistenciais pertencentes a um cadastro do município.

Já, o material que é considerado como sucata eletrônica, é enviado a uma cooperativa parceira do projeto, que o comercializa, gerando renda e dando a destinação adequada e ambientalmente correta aos resíduos.

A Sedettur informa, também, que os equipamentos poderão ser aproveitados em cursos de montagem e manutenção de computadores, que são oferecidos pela Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (UNITEN) a jovens da comunidade, como alternativa de aprendizado. Essa atividade está momentaneamente interrompida em função da pandemia. “Além de ser uma ação sustentável, o projeto atinge camadas sociais mais vulneráveis, trazendo uma nova oportunidade de qualificação profissional”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.

Montagem de computadores

Em 2020, o “Projeto Metarreciclagem” arrecadou 68 computadores em bom estado. Nesse processo, as máquinas são formatadas e recebem ajustes necessários, sendo reaproveitadas em boas condições de uso.

“Nossa meta, neste ano, é coletar, pelo menos, 100 computadores e doar ao FSS. Para isso, contamos com a colaboração da comunidade e de empresas”, salienta a coordenadora do projeto, Nadia da Costa Teixeira. “Um item que a gente tem bastante de dificuldade de encontrar para montar computadores é o cabo do monitor. Todos que estiverem com essa peça avulsa e puderem contribuir nas doações, nos ajudarão muito na montagem dos equipamentos”, completa.

Serviço:

Endereço Projeto Metarreciclagem: Avenida Nove de Julho, 1.066, Vila Barão.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Mais informações: (15) 3417-3825 ou meta.recicla@gmail.com