MetaReciclagem reaproveita lixo eletrônico e monta computadores

Sorocaba 12 out / 2019 às 15:05

O trabalho de um projeto que existe há onze anos vai favorecer, na próxima semana, o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS). O órgão receberá 40 kits de informática do projeto MetaReciclagem, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Turismo e Renda. Desde o início do projeto, em outubro de 2008, o Metarreciclagem já atendeu a 120 entidades, reciclando o lixo eletrônico presente na cidade.

“Ao assumir a coordenação do MetaReciclagem, em primeiro de Março de 2009, com a experiência em projetos de várias áreas na Prefeitura, elaborei uma proposta para fazer o reaproveitamento das máquinas e montar kits novos”, contou o coordenador do programa, Gilberto Vieira Ayres, que tem parceria com o FSS, responsável por distribuir os kits às entidades cadastradas.

A reforma dos equipamentos é feita por estagiários do curso Técnico em Informática da Escola Técnica (ETEC) Fernando Prestes. Todo lixo eletrônico que é doado ao MetaReciclagem é avaliado e, após uma triagem, são separadas as peças reutilizáveis. Aquelas que não servem para são entregues à Cooperativa Reviver, indo para a reciclagem final, destinando o lixo ao lugar correto e gerando renda para os cooperados. O lixo é entregue a uma empresa que possui selo ambiental.

Os eletrônicos que podem ser reaproveitados têm peças defeituosas substituídas e, após a formatação, são entregues às entidades assistidas, pelo Fundo Social.

O programa disponibiliza, ainda, profissionais para dar aulas de Montagem e Manutenção de Micros na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios. O curso já formou 300 alunos.

As doações do lixo tecnológico, sejam eles CPU; monitor; mouse; teclado; pilhas; baterias, celular e outros eletrônicos pequenos podem ser entregues pela população no ponto de coleta localizado na avenida Nove de Julho, 1.066, na Vila Barão. O horário de recebimento é das 08h às 11h e das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3417-3825, ou pelo e-mail: meta.recicla@gmail.com.


Mais Notícias