“Mata-Mato” sendo aplicado na Avenida Itavuvu

“Mata-Mato” sendo aplicado na Avenida Itavuvu Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/04/2014 às 18:49
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:49
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Hoje (08) no período da tarde, estão sendo aplicados em partes com mato, no canteiro central da Avenida Itavuvu, o chamado mata-mato. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio, alterou a lei nº 6.342/2000, que proibia o uso de produtos químicos do tipo mata-mato em áreas urbanas, tornando-a mais flexível. Pela nova redação da lei municipal, o mata-mato poderá ser utilizado também em calçadas e passeios públicos.  A proposta foi aprovada na sessão ordinária do último dia 25, da Câmara Municipal, depois que o parecer contrário da Comissão de Justiça, presidida pelo vereador Marinho Marte, foi derrubado em plenário.  

A capina química, ou mata-mato, como também é conhecida, é proibida pela  Anvisa desde 2010. Segundo o órgão, o veneno pode causar intoxicação, principalmente em crianças e animais. O meio ambiente também pode ser prejudicado. Atualmente, ele é usado apenas na área rural, em lavouras e sob cuidados especiais.

Na justificativa do projeto, o prefeito Pannunzio disse que Sorocaba tem uma grande extensão territorial, o que dificulta a poda permanente em ruas e calçadas públicas. Por isso, afirma que o uso do mata-mato é a alternativa mais eficiente para manter a limpeza urbana.

O vereador Marinho Marte (PPS) votou contra o projeto de lei do Executivo.A “capina química” é geralmente realizada com o agrotóxico “glifosato Roundup”, conhecido como “mata mato”, um produto usado no pré-plantio de lavouras como a soja, que surgiu em 1970 e passou a ser produzido no Brasil em 1984.

“Esse produto é tóxico e mesmo o seu uso na agricultura tem sido combatido por muitos ambientalistas. No meio urbano, ele não é recomendável, como reconhece a própria Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] em nota técnica publicada em 15 de janeiro de 2010”, afirma Marinho Marte. O vereador observa que, nessa nota, a Anvisa deixa claro que o ‘mata mato’ não deve ser usado no meio urbano, pois ele pode intoxicar crianças e deficientes visuais, além de cães, gatos, cavalos, pássaros e outros animais, tanto pela ingestão de água contaminada como pelo consumo de capim, sementes e alimentos espalhados nas ruas.

Marinho Marte lembra, ainda, que vários municípios brasileiros, como Taubaté, em São Paulo, e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, proibiram a “capina química” em seu espaço urbano. E acrescenta que, em vários outros municípios, como Uberaba, em Minas Gerais, o Ministério Público vem questionando judicialmente leis municipais que permitiram a adoção da “capina química”, como a que acaba de ser aprovada em Sorocaba. “Em Santa Catarina, há uma lei estadual, de 2009, que proíbe a capina química em áreas urbanas de todo o Estado”, acrescenta Marinho Marte, salientando que “a volta da capina química em Sorocaba é um retrocesso”.