Marcos Pontes apresenta em palestra os desafios que o futuro nos reserva

Marcos Pontes apresenta em palestra os desafios que o futuro nos reserva Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/12/2018 às 19:14
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:14
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O astronauta levou um grande público ao Parque Tecnológico de Sorocaba

O público que esteve nesta terça-feira (11) no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) acompanhou a palestra do astronauta e futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, sobre “Megatrends: quais os desafios que o futuro nos reserva?”. A palestra aconteceu durante abertura da primeira edição do Fórum Sorocaba de Cidades Inteligentes promovido pela Prefeitura de Sorocaba por meio do PTS.

Durante a palestra, Marcos Pontes ressaltou a importância de conciliar sustentabilidade e administração. “A partir do momento em que você tem essa perspectiva de como está nosso planeta, não tem como não se preocupar com isso e querer fazer mais. Esse é um dos passos das cidades inteligentes e acredito que é uma das correntes para o futuro. Sorocaba está na frente com esse tipo de pensamento”, ressalta o astronauta.

O evento, que discutiu as tendências mundiais da tecnologia e da inovação para a gestão pública, também teve a palestra do presidente do PTS, Roberto Freitas, apresentando a instituição e sua importância para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “Foi uma oportunidade ímpar mostrar para região quais são as tendências das cidades inteligentes no mundo e trazer para nossa cidade esse recado muito forte que vem motivar nossa equipe em prol de uma cidade melhor e toda desenvolvida”, afirma o presidente do PTS

A coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Regiane Relva Romano, palestrou sobre o tema “Cidades Inteligentes: referências mundiais, tendências e o conceito FabCity”. Além disso, a Secretária de Planejamento e Projetos da Prefeitura de Sorocaba, Mirian Zacareli, apresentou fatos e dados da cidade através da palestra “Sorocaba em números”.

De acordo com o prefeito José Crespo, que também esteve presente no evento, o processo de se tornar uma cidade inteligente é algo continuo. “Sorocaba já é uma cidade inteligente e temos que continuar caminhando para essa forma de se administrar”, afirmou o prefeito.

Estiveram presentes ao evento os secretários de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, de Licitações e Contratos, Hudson Zuliani, da Saúde, Marina Elaine Pereira; do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Robson Coivo; da Agricultura, Abastecimento e Nutrição, Fernando Oliveira; da Habitação e Regularização Fundiária, Fábio Camargo; da Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga; de Esportes e Lazer, Simei Lamarca; o Corregedor Geral da Prefeitura, Carlos Alberto Lima Rocco Júnior e o Chefe de Divisão de Gestão Institucional da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitana (Serim), Ivan Flores Vieira.