Mais de cinquenta mil pessoas visitaram cemitérios no Finados

Mais de cinquenta mil pessoas visitaram cemitérios no Finados Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/11/2015 às 19:23
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:23
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Apesar da chuva, cerca de cinquenta mil pessoas visitaram os quatro cemitérios municipais entre os dias 1 e 2 de novembro. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), chegou a estimar um público menor em razão do mau tempo, o que acabou não acontecendo.

Na manhã desta terça-feira (3), funcionários da Prefeitura, com ajuda de reeducandos da Cooperativa de Egressos (Coopereso) e ainda presos do regime semiaberto, iniciaram os serviços de limpeza nos cemitérios da Saudade, Consolação, Aparecidinha e Santo Antonio. Além do lixo e sujeira que ficaram no interior e nas imediações dos sacrários, a primeira preocupação da Serp é conferir os vasos de flores deixados pelos visitantes nos túmulos.

Todos os recipientes em desacordo com as normas sanitárias, ou seja, com água acumulada, sem furos para vazão ou areia, já estão sendo recolhidos para evitar que se transformem em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A previsão é de que tanto o serviço de limpeza quanto a retirada dos vasos irregulares sejam concluídos até o início da próxima semana.

 

QR Code

Quem visitou os cemitérios municipais de Sorocaba neste final de semana já pode contar com o apoio da tecnologia QR Code para obter informações sobre ilustres sorocabanos sepultados naqueles locais. O sistema, que converte códigos bidimensionais em conteúdo informativo, já está disponível em jazigos.

Com um smartphone dotado de aplicativo de leitura do QR Code é possível obter inúmeras informações sobre a pessoa sepultada, tais como: foto, data e local de nascimento, história de vida e profissional, entre outras informações. Entre as figuras ilustres da história de Sorocaba que constam do banco de dados do QR Code estão os ex-prefeitos Eugênio Salerno, José Crespo Gonzáles e Armando Pannunzio, o padre Aloísio de Almeida e o ex-escravo João de Camargo, dentre outros.

A novidade despertou o interesse de uma pesquisadora de Sorocaba que contatou a administração do cemitério da Saudade, interessada em ajudar no levantamento de dados de mais pessoas importantes da história sorocabana sepultadas naquele sacrário e assim ampliar o projeto.

 

Saudade: Praça Pedro de Toledo, s/n°, no Além-Linha – 3231-1402

Aparecida: Rua Quirino de Melo s/n°, em Aparecidinha – 3225-4382

Consolação: Rua Alcindo Guanabara, s/n° Vila Haro – fone 3227-9011

Santo Antonio: Rua Luiz Gabriotti nº 871, Wanel Ville – 3221-4448