Mais de 7 mil documentos foram emitidos pela ferramenta Certidão Web

Mais de 7 mil documentos foram emitidos pela ferramenta Certidão Web Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/03/2018 às 11:57
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), lançou em fevereiro deste ano mais um projeto inovador em benefício do cidadão sorocabano: a ferramenta Certidão Web, que facilita a emissão das certidões mobiliárias (certidão negativa mobiliária, certidão de inscrito ativo e certidão de inscrito cancelado) e imobiliárias (certidão negativa de débito e certidão de valor venal com dados cadastrais). Até o momento, em um mês do serviço, foram emitidas 7.081 certidões on-line.

A implantação do sistema foi determinada pelo prefeito José Crespo e atende a um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Anselmo Neto em 2012. O objetivo é aproximar o serviço do cidadão e diminuir os processos burocráticos, uma vez que ele precisaria comparecer ao Paço Municipal ou a uma das Casas do Cidadão espalhadas pela cidade com os documentos em mãos para conseguir estas certidões. Com essa iniciativa, o serviço agora está disponível 24h on-line e o usuário não precisa sair de casa.

A ferramenta ainda está em fase inicial e terá avanços ao longo do tempo. “Estamos desenvolvendo ferramentas que possam proporcionar aos cidadãos simplicidade, rapidez e segurança e que, assim, funcionem como facilitadores dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba”, destaca a chefe da Divisão de Tributos Mobiliários, Ana Lúcia Pedro.

A emissão on-line dos documentos pode ser feita pelo portal da Prefeitura de Sorocaba www.sorocaba.sp.gov.br e é gratuito. Já a emissão feita na Secretaria da Fazenda ou nas Casas do Cidadão do município possuem um custo de R$18,11 para quem requerer mais de uma certidão em um mesmo CPF.