Loteamento abandonado no Nova Sorocaba esconde potenciais criadouros da dengue

Loteamento abandonado no Nova Sorocaba esconde potenciais criadouros da dengue Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 23/02/2015 às 15:24
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:24
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Um loteamento entre os bairros Nova Sorocaba e Novo Horizonte, nas proximidades da Avenida Ipanema, esconde centenas de potenciais criadouros do mosquito que provoca a dengue.

No local, cuja obra foi abandonada há pelo menos quatro anos, há dezenas de pontos com muito lixo acumulado. Restos de materiais de construção, lixo domésticos e eletrônicos são visíveis em muitos pontos. Também é possível visualizar no local objetos de veículos como pneus e até um para-choque.

Apesar de haver barreiras que impedem a passagem de veículos, é comum pessoas a pé cruzarem o loteamento, que também faz fundo com o bairro Maria Eugênia. “É rapidinho. A gente não para aqui. Só passa mesmo, então não tem perigo”, diz um homem que reside na Vila Helena.

O local já conta com diversos postes, sarjeta e galerias, mas não possui asfalto. Não há informações sobre os motivos do loteamento estar com obras paralisadas, tomado pelo mato e com muito lixo.

O problema já começa no início do bairro, na Avenida Fúlvio biazzi. Nas proximidades de um córrego que divide os bairros, mais lixo. Vários monitores se misturam com lixo doméstico em uma das últimas quadras do loteamento, já nas proximidades da Rua Francisco Bueno de Camargo, que fica no Nova Sorocaba.

 

Respostas só na segunda-feira

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre a situação na tarde desta sexta-feira (21). A municipalidade foi questionada, por exemplo, do porquê do loteamento estar paralisado e sobre a fiscalização do imóvel. O Executivo afirmou que só poderá responder sobre o caso na segunda-feira (24).

 

Mais lixo

Como não bastasse os problemas enfrentados pelo bairro, há ainda quem não tenha consciência sobre a gravidade da dengue, que pode até matar. Ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro, uma leitora do Z Norte flagrou muito lixo. O local fica na Alameda Guarujá, onde nesta quinta-feira, outro leitora denunciou o fato de vários carros estarem “estacionados” há meses.  Neste sábado (21), onde a leitora flagrou o lixo, um sofá velho também fazia parte da paisagem.