Em mais uma intervenção que tem como objetivo melhorar as condições de abastecimento de água, e que integra o seu programa de combate às perdas no sistema de distribuição da cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba programou para a próxima segunda-feira (10), das 8h às 14h, uma interligação de redes na rua Quinzinho de Moraes, no bairro de Aparecidinha.

Para que a interligação programada seja executada, será necessário interromper o abastecimento de água no período da ação programada, incluindo o próprio bairro de Aparecidinha e mais o Jardim Josane, Vila Amato e Morada das Flores.

Para que não haja transtornos maiores, a autarquia orienta os munícipes residentes nos bairros envolvidos a manter seus reservatórios (caixas d’água) com capacidade máxima na véspera da interrupção e a partir de então fazer uso da água com a máxima economia.

O trabalho da autarquia vai consistir na interligação do sistema responsável pela distribuição de água na região de Aparecidinha ao sistema que abastece o Conjunto Habitacional “Vida Nova Sorocaba” (Nikkey).

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, “a intenção é abastecer a região de Aparecidinha, ao máximo possível, por meio de gravidade, e não mais por bombeamento, o que vai gerar pressões equalizadas, economia de energia elétrica e minimização de ocorrências de vazamento, e consequentemente, das perdas de água”.

Assim que a interligação programada estiver concluída, as redes de distribuição envolvidas serão novamente colocadas em carga e o abastecimento será gradativamente retomado nos bairros que terão a distribuição de água interrompida.

Terça-feira na zona oeste

Ainda dentro das ações do programa de combate às perdas, a autarquia tem outra intervenção programada para a terça-feira (11), na zona oeste da cidade, com um trabalho de setorização do sistema de distribuição, que vai se constituir na separação das redes que distribuem água pelo sistema de bombeamento daquelas que fazem o abastecimento por gravidade, a partir de uma válvula reguladora de pressão instalada no local. A ação ocorrerá das 8h às 14h, e vai refletir em interrupção da distribuição de água no Wanel Ville 4 e Villagio Torino.

O trabalho, que será desenvolvido na avenida Dr. José Caetano Graziosi, tem como objetivo setorizar o sistema, para que seja possível medir o volume exato de água distribuído por uma determinada rede, que será confrontado com a água consumida na região. A diferença entre os dois valores vai definir o volume de água que está se perdendo, seja por vazamentos, furtos diretamente nas redes ou fraudes e violações nos hidrômetros, possibilitando assim a detecção e a eliminação dessas ocorrências.