Impostômetro chega a R$ 2 trilhões

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/12/2017 às 20:29
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Marca foi alcançada 23 dias antes em comparação com o ano passado

O total de tributos pagos pelos brasileiros alcançou R$ 2 trilhões hoje, segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A cifra corresponde ao total de impostos, taxas e contribuições pagas pelos contribuintes desde o primeiro dia do ano e foi registrada 23 dias antes do que no ano passado (o registro foi em 29/12/2016). Essa diferença indica que os brasileiros estão pagando um volume maior de impostos em 2017.

“O lado bom desse aumento do bolo tributário é que ele reflete a melhora da atividade econômica do País, que tem como base o crescimento da arrecadação”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Para o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, José Alberto Cépil, o apetite do Estado (Municípios, Estados e União) em relação à arrecadação de impostos cada vez aumenta mais. “O brasileiro trabalha aproximadamente cinco meses do ano apenas para quitar seus impostos. Além disso, convivemos com uma estrutura tributária confusa e que prejudica sensivelmente o setor produtivo, tirando cada vez mais sua competitividade além de dificultar a retomada da economia com tantas exigências e divergências no nosso modelo de tributação que precisa ser reescrito no Brasil”, ressalta.

 

Cépil destaca ainda que um dos  piores legado da carga tributária brasileira é a falta da contrapartida diante de tantos disparates entre o que pagamos e o que realmente chega de volta ao contribuinte em seu município.

 

Portal e painel

  

No portal www.impostometro.com.br, é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria (produção, circulação, renda, propriedade). O painel foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios se espelharam na iniciativa e instalaram painéis, como Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.