Horta no Wanel Ville é referência na região para quem busca hortaliças sem uso de agrotóxicos

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/04/2019 às 11:44
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:44
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Uma horta, localizada no Wanel Ville, é uma boa opção para quem busca verduras e hortaliças sem o uso de defensivo agrícola. A horta conta com grande variedade e recebe tratamento natural, a fim de agradar as pessoas que querem fugir dos agrotóxicos usados nas hortas tradicionais.

Segundo o dono da horta, Abel Esdras Rocha (55), a ideia começou há quatro anos, por conta de alguns pés de pimenta que ele pegou em uma viagem para Fortaleza. “Eu plantei as pimentas em um monte de caixa de leite em terra boa. Quando elas começaram a crescer e eu levei para a casa da minha mãe. E eu queria montar um negócio para mim, quando começasse a produção dela queria fornecer somente para restaurantes, para realçar o sabor dos pratos. Mas aquela preocupação começou a surgir ‘onde eu vou plantar?’, tentei arrumar um terreno para plantar, mas não consegui. E aquela pimenta começou a crescer e o desespero começou a aparecer. Falava pra minha mãe que estava a ponto de cortar tudo. O que eu fiz? Fui até a igreja São Judas Tadeu e dobrei o joelho para pedir. Passou três dias e eu consegui o terreno”, relata.  “Então tudo começou aqui por causa daquelas pimentas”, finaliza.

Ele conta que o espaço é cedido pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) através de uma troca de favores. Enquanto o homem fica responsável pela limpeza e todos os cuidados com o local, a CPFL cede o espaço para ele exercer seu trabalho.

Na horta, Abel cultiva grande variedade de produtos, sendo eles: alface fresca, lisa, mimosa, mimosa comum, americana, chicória, rúcula, couve manteiga, espinafre, rabanete, hortelã, menta, morango e muitas outras. Abel explica, ainda, porque não usa defensivo agrícola nas plantações. “Eu trabalho com a saúde. Hoje em dia você vai ao mercado e tudo o que você vai tem drogas”, reclama. Ele fala ainda sobre a qualidade das verduras que ele cultiva. “É como falo para os meus clientes, se minha alface não durar 10 dias na geladeira, você pode pegar alface de graça a semana inteira. Eu falo 10 dias, mas dura 12, 13, 14 dias. Tanto é que uma cliente que mora em São Paulo me disse que a alface durou 30 dias na geladeira. Achei que era brincadeira, mas ela disse que era sério e que só acabou porque acabou tudo”, diz. “Nós trabalhamos em cima disso, para manter o cliente”, encerra.

O homem fala que as verduras são todas limpas, diferentemente das verduras cultivadas em outros lugares. “É limpa porque, geralmente, quando você vira a alface, está cheia de terra embaixo, mas a minha não, está sempre limpinha, porque é cultivada no plástico, então você vira a alface e é limpinha”.

A horta fica na rua Nelson Juliano, no Wanel Ville, e funciona todos os dias, sendo que de segunda a sábado das 8 da manhã às 18h, e no domingo das 8h às 13h.