Grupo realiza corte de cabelo solidário em prol de crianças com câncer

Grupo realiza corte de cabelo solidário em prol de crianças com câncer Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/11/2014 às 11:43
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:43
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Sábado é dia de balada, festas, eventos, encontros e de passar ao menos uma hora no salão dando um “tapa” no visual. Na lista de obrigações tem hidratação, hidratação a laser, luzes, queratinização ou quem sabe somente uma escova progressiva marroquina. Certo? Errado! Ao menos para um grupo de garotas do núcleo sorocabano da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas em ação organizada pela Assembleia Nova Era, a ordem é cortar os cabelos, para uma boa ação.

A ideia das jovens é doar os cabelos para que crianças com câncer possam ter um motivo a mais para sorrir. O corte coletivo ocorreu no último sábado (15), em uma ação em parceria com a escola de cabeleireiros Ellos.

“Você se sente bem não só por estar fazendo uma boa ação, mas por saber que uma coisa que não é tão importante para você, que é o cabelo, vai ser muito importante para outra pessoa”, afirma a estudante de História Regina Muller Prado Moraes, de 18 anos, que ajuda na doação pela primeira vez.

A ação teve até participação em família. “Desde janeiro eu deixei de cortar. Meu marido não gosta que corte o cabelo, nem de cabelo curto. Mas dessa vez, pela ação, ele deixou cortar”, afirma Claudia Castro, sobre a posição do marido. A filha, Thaís de Almeida Castro, que faz parte do grupo de palhaços “Terapia do Riso” e que já realiza trabalho voluntário com crianças com câncer, também participa da ação. “Eu via aquelas crianças e sempre tive vontade de dar algo que fosse meu, uma coisa que eu sentisse. Cabelo é algo que tem muito haver com a vaidade e por isso a gente sente”, diz Thaís, que é uma das organizadoras do evento.

Quando eu entrei na presidência da “Arco-Íris”, da Assembleia Nova Era, eu dei essa ideia para as meninas. Até fizemos a campanha “Corte Solidário Nova Era, cabelo cresce. Desapega”, diz. “Foi uma coisa muito gratificante. As crianças precisam mais do que a gente. Minha mãe está comigo, minha irmã está comigo e meu pai está do meu lado. E isso é muito confortante”, complementa Thaís, que já teve uma tia com câncer. “Cabelo é cabelo, e como a gente diz, cabelo cresce. É um sacrifício que vale muito a pena e tudo que a gente faz de coração transborda amor”, termina. Ela deixou de cortar o cabelo durante um ano e meio para participar da ação.

Para a estudante do curso de Ciências Contábeis Ieda Cristina da Silva, de 20 anos, a doação é tão importante que valeu até a quebra de uma promessa. “Eu nunca pensei que ia fazer faculdade, pagando aluguel e ganhando salário mínimo”, diz. “Eu fiz uma promessa de que cortaria o meu cabelo só no final da faculdade. Estou me sentido mais leve. A minha vontade de ajudar uma criança vale mais que tudo. Eu vim pensando no caminho inteiro. Pensei em desistir, mas Deus tocou o meu coração. Ela (Nossa Senhora Aparecida) vai entender porque sabe que é por uma boa causa”, completa.

“Um dia atípico com tantas mulheres ao mesmo tempo cortando os cabelos. Dá um dorzinha no coração delas, mas elas estão decididas”, comenta Augusto Reis, dono da Ellos. “É incrível. Elas têm apego, mas deixam a vaidade de lado em prol de fazer o bem”, termina.

Outras pessoas também podem participar. Para isso, os cabelos precisam ter ao menos 10 centímetros. Eles serão entregues para a turma do 4º ano da Escola Municipal Maria Helena de Moraes, de Votorantim. As doações podem ser efetuadas até o dia 30 de novembro.