‘Grupo de Formação Cidadã’ e Buddy visitam alunos da Integrar

‘Grupo de Formação Cidadã’ e Buddy visitam alunos da Integrar Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/11/2019 às 17:12
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:12
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

As crianças atendidas pela Integrar (Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação) receberam na manhã desta sexta-feira (08) uma visita mais que especial. O cão adestrado Buddy e o “Grupo de Formação Cidadã” (GFC), da Guarda Civil Municipal levaram um pouco de alegria e diversão aos pequenos, numa manhã repleta de boas energias e cumplicidade entre os alunos com paralisia cerebral e a GCM.

O “Grupo de Formação Cidadã” tem como objetivo promover interações da Guarda com instituições como escolas e hospitais.  Com os alunos da Integrar, foram feitas esculturas com bexigas, pinturas faciais de super-heróis e muitas brincadeiras.

Atualmente, a entidade filantrópica tem 54 alunos com idade mínima de 3 anos e, a mais velha, tem 49 anos, todos com paralisia cerebral. Conforme a diretora pedagógica da instituição, Márcia Tidei, 95% do público são de cadeirante que, pela condição, exigem cuidados especiais. Música, educação física e outras atividades que estimulam as funções cognitivas e motoras dos estudantes fazem parte das atividades da escola.

“O Buddy trouxe para gente muita alegria e muita brincadeira. Foi muito especial”, comentou empolgadamente a diretora da instituição. “Hoje foi um dia em que pude ver um sorriso lindo, largo e iluminado em uma das alunas que nunca sorria. Foi contagiante”, falou de forma agradecida a diretora que fez o pedido da visita do cão ao instituto.

Uma das alunas da instituição que perdeu o pai recentemente, por infarto, ficou encantada com a presença do Golden Retriever e dos novos amigos. Beijou e abraçou o cão Buddy, um dos cães do Canil da Guarda, adestrado como cão terapeuta e show dog para interação social.