Frota da Saúde recebe mais 4 micro-ônibus para atender pacientes

Frota da Saúde recebe mais 4 micro-ônibus para atender pacientes Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/07/2018 às 10:02
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A manhã desta quinta-feira (12) trouxe mais uma boa notícia para os pacientes da rede municipal de saúde que fazem tratamento médico na capital e em outros municípios do interior paulista, e por isso precisam de transporte especial, ganharam: acompanhado da secretária da Saúde, doutora Marina Elaine Pereira, e do secretário de Licitações e Contratos, Hudson Zuliani, o prefeito José Crespo recebeu mais quatro ônibus para fazer esse trabalho. Os novos veículos geram 96 novas vagas para esses pacientes, o que zera a fila de espera para esse tipo de demanda em Sorocaba.

“Esta é mais uma prova de que o empenho conjunto entre as secretarias e suas equipes pode fazer muito mais pela nossa cidade. Estamos muito felizes por mais esta conquista e seguimos trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento à saúde em Sorocaba”, comemora o prefeito José Crespo.

Apesar de ser conhecida como “Frota da Saúde”, o serviço passou recentemente à Divisão de Logística e Operação, gerida pela Secretaria de Licitações e Contratos (SELC). “É muito gratificante expandir o serviço à população e atuar de forma positiva com o sistema público de saúde em várias cidades da região”, diz o secretário Zuliani.

Atualmente, Sorocaba oferece 488 vagas diárias aos pacientes por meio de 29 veículos, entre coletivos, veículos leves, ambulâncias e esses novos 4 micro-ônibus. De acordo com a SELC, dois micro-ônibus ficarão fixos para atender pacientes que necessitam se deslocar até a cidade de São Paulo, o outro ficará encarregado de levar os usuários até Campinas, pois muitos sorocabanos são assistidos na Unicamp. Já o último coletivo atenderá pacientes da cidade de Sorocaba que são assistidos na região Bauru e Botucatu.

Entre os 1.000 pacientes cadastrados no serviço, 250 fazem tratamento de hemodiálise e mais 250 passam por radioterapia. Os demais pertencem a outras patologias. A rotina de cada paciente pode ser semanal, mensal ou trimestral. De acordo com Claudinei Camargo, chefe do setor de logística e operação da SELC, um dos quatro ônibus entregues na manhã de hoje já está em atividade, levando pacientes para tratamento em São Paulo.

Aprovação pelo serviço

Usuário há 5 anos da frota, Sérgio Chapetta, aposentado de 45 anos, comenta que o serviço melhorou muito recentemente. “Eu sou transplantado do rim e preciso ir até São Paulo uma vez por mês para passar por consulta no Hospital do Rim. Recentemente, o transporte vem melhorando em qualidade, conforto e até mesmo o tratamento entre funcionário e usuário”, relata.

Como funciona o serviço?

Para requerer o serviço de transporte de pacientes, o munícipe deverá encaminhar-se a qualquer unidade das Casas do Cidadão com a documentação em mãos e solicitar a abertura do processo de solicitação de transporte para tratamento médico. É recomendado que a solicitação seja realizada com a maior antecedência possível. A resposta de aprovação ou não, acontece após três dias e deve ser retirada em qualquer Casa do Cidadão.

São necessários os seguintes documentos do paciente para solicitar a abertura de processo: carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, dois números de telefones para contato, comprovante de agendamento com local, data e hora do procedimento médico, laudo médico em caso de necessidade de acompanhante (salvo menores de idade e maiores de 65 anos) e laudo médico quando o paciente necessitar de algum transporte “diferenciado” (com maca ou individual).

Confira os locais das Casas do Cidadão em Sorocaba:
Casa do Cidadão Paço Municipal
Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041
Alto da Boa Vista
Telefone: (15) 3238-2304
Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena
Telefone: (15) 3313.9440
Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras
Telefone: (15) 3226.9292
Casa do Cidadão Éden
Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 180, Éden
Telefone: (15) 3335.3480
Casa do Cidadão Ipiranga
Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga
Telefone: (15) 3229.2950
Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias
Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias
Telefone: (15) 3236.4371
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Rua Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
Telefone: (15) 3237.7171