Folclore sorocabano é tema de exposição no Cras Vitória Régia

Folclore sorocabano é tema de exposição no Cras Vitória Régia Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/08/2019 às 15:14
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:14
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em comemoração aos 365 anos de Sorocaba, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vitória Régia está recebendo, até o dia 31 de agosto, uma exposição em homenagem a Benedito Cleto, pesquisador do folclore sorocabano. A ação é realizada em parceria com a Biblioteca Infantil Municipal, através do historiador José Rubens Incao.

A exposição reúne lendas folclóricas como o da Pisadeira, Saci e Boitatá. “O objetivo é levar à população o conhecimento sobre as lendas folclóricas e valorizar o historiador sorocabano Benedito Cleto”, explica a coordenadora do Cras Vitória Régia, Joelma Neves.

Através de contos e lendas, a unidade do Cras também vem desenvolvendo no “Grupo Girassóis” atividades sobre o folclore com crianças de 4 a 12 anos, que fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Benedito Cleto nasceu em 1916, foi professor, escritor, compositor e pesquisador do folclore sorocabano. Escreveu poesias, modas de viola e dezenas de artigos para os jornais da região. Publicou os livros Flores Agrestes, Medicina Folclórica e Os Causos do Noé e Outros Causos. Foi um dos fundadores da Academia Sorocabana de Letras (ASL), além de membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e da Academia Piracicabana de Letras (APL). Faleceu em 1998.

O Cras Vitória Régia está localizado na rua Orsélio Pereira, 413, no Parque Vitória Régia III. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-6108.