Festa do Dia das Crianças no Parque dos Espanhóis também terá atividades ambientais

Sorocaba 10 out / 2019 às 15:05

Atrações culturais, ambientais e esportivas, incluindo brinquedos inclusivos, farão parte da programação especial e gratuita

 

O Parque dos Espanhóis sediará neste sábado (12), das 13h às 16h, uma grande festa para celebrar o Dia das Crianças. Além do baile à fantasia, apresentação musical, brincadeiras e oficina de máscaras, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) levará ao evento uma oficina gratuita de plantio de ervas em garrafa pet, além de orientação sobre a proteção e o bem-estar animal.

Organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a programação tem o objetivo de oferecer um dia especial às crianças, promovendo diversão aliada a muita interação social, permitindo que tenham contato com a cultura de forma leve e descontraída, ao mesmo tempo em que aproveitam uma tarde em família.

Na oficina de plantio em garrafa pet, as crianças vão aprender a fazer uma horta de maneira não convencional, utilizando uma garrafa pet. A equipe de Educação Ambiental da Sema disponibilizará ao público infantil em torno de 50 mudas de ervas, como hortelã, alecrim e erva-doce, plantas cultivadas no viveiro de mudas do Parque Natural “Chico Mendes”. Ao final da ação, os participantes poderão levar a sua erva na garrafa pet para cultivar em casa.

A horta em garrafa pet é simples e pode ser feita em poucos minutos. A ideia é interessante para quem tem pouco espaço. Além de contribuir com o meio ambiente, reutilizando uma garrafa de plástico, a prática ainda ajuda na saúde da família, incentivando o consumo de produtos de sua própria plantação, sem agrotóxico e com um custo baixo.

Já a equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal vai conversar com os moradores a respeito das questões que envolvem a proteção e o bem-estar animal, como a importância da castração, a questão do abandono, maus-tratos, evitar que o animal saia sozinho na rua, importância da identificação, entre outros. Um material informativo também será entregue.
Baile à fantasia e muito mais

O baile à fantasia ocorrerá no Salão do Parque dos Espanhóis e a festa fica por conta de um quinteto musical “Foca na Pipoca”. Além da animação, a garotada vai aproveitar a tarde, das 13h às 16h, em atividades de pintura facial, oficina de máscaras e muitas brincadeiras.

Pais e responsáveis podem levar as crianças vestidas com suas fantasias favoritas. Além disso, para aqueles que não forem fantasiados, haverá uma oficina de máscaras onde o acessório poderá ser produzido e usado na festa.

O “Foca na Pipoca” tem a intenção de levar às crianças um repertório musical alegre e diversificado que estimula a audição, a vontade de cantar, brincar e compartilhar descobertas uns com os outros, ampliando o conhecimento de mundo, as possibilidades de expressão e a imaginação da criançada.
Evento contará também com brinquedos inclusivos

Na área externa do Parque dos Espanhóis, a Secretaria da Cultura e a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) levará cama elástica, mesa de pingue-pongue e pebolim, além de trave de futebol e de basquete.

Outra atração serão os brinquedos inclusivos da Semes, como gangorra, balanço, tirolesa e skate, todos adaptados a pessoas com deficiência. A gangorra e o balanço têm estrutura para cadeira de rodas, e ainda, desenvolve o controle do corpo, o equilíbrio e a coordenação. No simulador de tirolesa a criança fica suspensa num colete e pode se movimentar. Já o skate possibilita que a criança fique em pé, experimentando a sensação de liberdade.

O Parque dos Espanhóis está localizado na Rua Dr. Campos Salles, s/n (altura do nº 1000), no bairro Vila Assis. Para obter mais informações sobre o evento, entrar em contato pelo telefone: (15) 3212.8170.


Mais Notícias