Exposição sobre Relacionamento Abusivo pode ser conferida na Biblioteca Municipal até sexta-feira

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/01/2019 às 18:04
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:04
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os sorocabanos podem conferir gratuitamente até esta sexta-feira (11), das 8h às 16h50, a exposição fotográfica “A Marca na Rosa”, que trata sobre relacionamento abusivo, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista.

A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu) e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

O objetivo do projeto é contribuir para que os jovens tenham uma melhor compreensão do que é um relacionamento abusivo e assim diminuir o número de meninas vítimas de agressões, principalmente por seus namorados ou companheiros, esclarecendo os malefícios causados por relacionamentos ciumentos e conturbados.

A mostra traz imagens de garotas que foram retratadas, num visual contemporâneo, como vítimas de violência causada por relacionamentos abusivos. As fotos da exposição também trazem trechos do poema “A Marca na Rosa”, escrito pela jovem Estéfany Vitória Saez, de 18 anos de idade. Quem for ao local ainda poderá conhecer o violentômetro, que orienta as mulheres a prestarem atenção em comportamento e ações que podem evoluir para ofensas, ameaças e abuso sexual.

A ideia do projeto partiu de Estéfany, que vivenciou um relacionamento abusivo e percebeu que deveria falar abertamente sobre sua experiência pessoal para que o mesmo não continuasse a se repetir com outras meninas. Pensando nisso, a jovem procurou o poder público para que juntos pudessem criar uma ação para levar o assunto às escolas.

A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.  Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229.3440 (Coordenadoria da Mulher).