Exposição na Biblioteca Infantil fará homenagem ao escritor Armando Oliveira Lima

Exposição na Biblioteca Infantil fará homenagem ao escritor Armando Oliveira Lima Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/03/2019 às 16:26
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:26
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” terá nesta sexta-feira (15), às 16h, a abertura da exposição dedicada ao escritor, sociólogo e agitador cultural sorocabano, Armando Oliveira Lima. Neste dia, amigos e admiradores vão prestar uma homenagem a ele. A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 29 de março.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretariada Cultura (Secult), a exposição tem entrada gratuita e faz parte da programação mensal da Biblioteca Infantil. A mostra contará com fotos, livros de autoria do escritor, além de quadros dele e de sua família.

Armando Oliveira Lima nasceu em Sorocaba em 20 de outubro de 1934. É funcionário público aposentado da Justiça do Trabalho. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, exerceu o magistério superior na Faculdade de Comunicação Social de Itapetininga (FKB) e na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tatuí.

Membro da Associação Sorocabana de Imprensa foi um dos fundadores da Academia Sorocabana de Letras e seu Presidente no biênio 1993/1995. Coincidentemente, presidiu o Conselho Municipal de Cultura no mesmo período.

Presidiu o Gabinete de Leitura Sorocabano (1979-1981), numa das mais dinâmicas gestões daquela centenária instituição. Na ocasião, coordenou, junto com o advogado Antônio R. Figueiredo e o jornalista Geraldo Bonadio, a Semana das Liberdades promovida conjuntamente pelo Gabinete de Leitura, Associação Sorocabana de Imprensa e Associação dos Advogados de Sorocaba, que trouxe a Sorocaba personalidades como Fernando Moraes, Gianfrancesco Guarnieri, Hélio Bicudo e Fernando Henrique Cardoso.

Foi colaborador da imprensa sorocabana e durante anos cronista do Jornal Diário de Sorocaba. Teve ativa participação no teatro amador sorocabano, como autor de várias peças, entre as quais Espoletildo. Co-fundador do Teatro dos Três e presidente da Federação de Teatro Amador da Baixa Sorocabana (FETABAS).

Fundador e coordenador da ELU – Editora Literatura Universal, o mais bem sucedido clube do livro de nossa cidade. Publicou o livro de poemas Pés no Chão (1973), Ave Cristo! (1982), Pesquisa Escolar (1982), Emília no Mundo dos Livros (1982) e Impróprios Culturais (1997).

Preside atualmente o Instituto Darcy Ribeiro de Sorocaba que homenageia anualmente personalidades culturais importantes da cidade de Sorocaba e região. É consultor do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira – NUCAB – da Universidade de Sorocaba. Criador e organizador do concurso Depoesia de Sorocaba que, anualmente premia novos talentos. Também é co-fundador da Academia Sorocabana de Música e foi, por curto período, patrono por eleição direta, do Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Sorocaba. Armando ainda é o co-fundador do MUE – Movimento Universitário Espírita e da Revista A Fagulha. Nessa época foi difusor do Espiritismo, proferindo palestras e escrevendo artigos sobre o tema. Atualmente, como hobby, desenvolve trabalhos de marcenaria em sua residência.

A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-5723.