Expedição de barco abriu as atividades em comemoração ao Dia do rio Sorocaba

Expedição de barco abriu as atividades em comemoração ao Dia do rio Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 23/03/2014 às 13:53
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:53
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Mais de 80 pessoas participaram do passeio de barco


Na manhã deste sábado (22), quem passou pela avenida Dom Aguirre teve uma grata surpresa ao ver uma expedição com mais de 80 pessoas em cerca de 40 embarcações, entre barcos, caiaques e botes, numa descida no rio Sorocaba, entre a antiga usina a diesel da Cianê e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, num percurso de 4 quilômetros.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade abriu a programação especial em comemoração ao Dia do rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água, ambos celebrados neste sábado. O objetivo foi de conscientizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.

“Essa foi a nossa sexta expedição pelo rio Sorocaba e navegar nele significa entregá-lo à comunidade e dizer a ela que esse rio está cada vez melhor e precisa ser reincorporado como um patrimônio natural. Ele conta a história da nossa cidade e nós temos o maior interesse em mostrar esses resultados que estamos tendo em sua recuperação”, destacou Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.

Conforme ela, o programa de Despoluição do Rio Sorocaba, iniciado em 2000, foi fundamental para a recuperação do rio. “Não é fácil despoluir um rio. Existe muitos projetos e muitas mãos que contribuíram para isso e a Prefeitura de Sorocaba foi fundamental nesse processo, com a construção de ciclovias, plantio de mudas e educação ambiental nas escolas. Sem isso, nós não veríamos esse rio que estamos vendo agora. A cada expedição encontramos ele mais bonito”, enfatizou.

A descida de barco contou com a parceria do Sesc Sorocaba, que levou um grupo de 40 pessoas para fazer o percurso em caiaques duplos. Além disso, o evento teve a participação do Corpo de Bombeiros, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Defesa Civil, Grupo “Caturros Navegantes” e Prefeitura de Votorantim.

Ao final do percurso, que durou aproximadamente 1 hora, o grupo visitou o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, inaugurado no dia 15 de março pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

No local, eles puderam conhecer o novo cartão postal de Sorocaba, um espaço destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, e conferir a exposição de fotos do rio Sorocaba, com imagens que fazem parte do acervo da Prefeitura de Sorocaba e do projeto (Re) Tratando o Rio Sorocaba, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente em 2010 com o objetivo de que artistas, com um olhar diferenciado, mostrassem o seu olhar em relação ao rio através de fotografia, poesia, música ou pintura.

A assistente comercial Luciana Domingues, de Votorantim, participou do passeio de barco num dos caiaques disponibilizados pelo Sesc e adorou a experiência. “Achei fenomenal. Já tinha feito rafting em Juquitiba e Brotas, mas achei fantástico fazer essa descida aqui no rio Sorocaba. Achei-o muito bonito e limpo e vi pássaros e peixes ao longo do trajeto”, comentou. “Essa é uma forma muito boa de aproximar nós cidadãos do meio ambiente e assim valorizarmos mais o nosso rio”, completou.

O secretário de Serviços Públicos, Clébson Ribeiro, participou pela primeira vez da expedição e também ficou encantado com o que viu. “Tive o prazer de ter a experiência de estar mais próximo do nosso elemento natural mais importante de Sorocaba. Conseguimos ver pegadas de capivaras, além de aves, como o martim-pescador, cárcara e garças pelo trajeto”, declarou. “Do ponto de vista ambiental, para melhorar a qualidade do rio, temos ainda que realizar mais plantios às suas margens e assim teremos mais animais voltando a habitar o nosso rio”, finalizou.

O Dia do rio Sorocaba acontece na mesma data do Dia Mundial da Água, estabelecido pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta.

Também participaram do passeio de barco o secretário José Simões (Educação), o diretor-geral do Saae, Adhemar José Spinelli Júnior, além do secretário do Meio Ambiente de Votorantim, Carlos Alberto Leite.

Segue abaixo a programação completa das atividades em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água:

A partir de 23 de março

 

Exposição de fotos do rio Sorocaba

Horário: das 8h às 17h

Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (Rua Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Dois Corações)

 

Dias 24, 26 e 28 (segunda, quarta e sexta-feira)

 

Tour do Rio Sorocaba

Horário: das 8h às 12h

Saída e chegada: Parque dos Espanhóis nos dias 24 e 28 de março e Sesc Sorocaba no dia 26 de março

Inscrições: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3219.2280 (Secretaria do Meio Ambiente) ou na Central de Atendimento do Sesc (rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade)

Vagas: 40 vagas por atividade

 

Dia 25 (terça-feira)

Plantio Intermunicipal às margens do rio Sorocaba

Horário: das 9h30 às 11h

Local: Avenida 15 de Agosto, próximo ao Jardim Botânico

 

Dia 27 (quinta-feira)

Conferência “Reflexões por nossos rios: desafios e oportunidades”

– Apresentação do Plano de Manejo da APA de Itupararanga em Sorocaba e início do seu processo de revisão

Horário: 9h às 11h30

– Workshop “Gestão de Recursos Hídricos na Microbacia do rio Pirajibu”

Horário: 13h às 17h

Local: Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” (rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista)

 

Dia 29 (sábado)

Hora do Planeta

Horário: das 20h30 às 21h30

 

Dia 5 (sábado)

Premiação do concurso de fotografias: “Os jardins que fazem a cidade de Sorocaba”

Horário: 9h

Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

 

XI Corrida Ecológica do rio Sorocaba

Horário da corrida: 19h

Horário do plantio: 18h

Local: A largada da corrida e o plantio ocorrerão no Parque das Águas