ETA Cerrado recebe grupo de alunos para visita monitorada

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/12/2018 às 16:19
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:19
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Atividade fez parte da programação do 20º aniversário da APA de Itupararanga

Nesta quinta-feira (6), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou uma visita monitorada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado com um grupo de alunos do Colégio Magnus. Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) levou uma exposição de animais taxidermizados da fauna do rio Sorocaba na estação para os adolescentes conhecerem.

A atividade gratuita fez parte das comemorações do 20º aniversário da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga. “O objetivo da Sema com a exposição foi de sensibilizar as pessoas sobre os impactos positivos das ações para a recuperação do nosso rio”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

Os estudantes conferiram uma palestra com a equipe do Saae sobre o processo de tratamento de água, a despoluição do rio Sorocaba e o tratamento de esgoto. Eles também conheceram a estrutura da estação, viram os filtros e aprenderam de onde vem a água que é tratada e chega nas torneiras de milhares de sorocabanos.

Ao final eles conferiram a exposição de animais taxidermizados da fauna do rio Sorocaba da Sema e viram espécies como o ratão-do-banhado, jacaré-de-papo-amarelo, biguá, frango d’água, entre outros.

 

Sobre a APA

Criada pela Lei Estadual n° 10.100 de 01/12/98 e alterada pela Lei Estadual nº 11.579 de 2 de dezembro de 2003, a APA Itupararanga é administrada pela Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), e está situada na região da bacia hidrográfica formadora da Represa de Itupararanga. A unidade protege um excelente manancial com áreas verdes que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre. O rio Sorocabuçu, juntamente com o rio Sorocamirim formam o rio Sorocaba, principal afluente do reservatório.

A programação do 20º aniversário da APA de Itupararanga continuará até o dia 16 de dezembro e acontecerá nos municípios que integram a Unidade de Conservação: Votorantim, Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Sorocaba.