Estudantes entregam projeto de tecnologia para o transporte coletivo

Estudantes entregam projeto de tecnologia para o transporte coletivo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/11/2019 às 15:51
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Estudantes do curso de Comércio Exterior da Unip entregaram à Urbes – Trânsito e Transportes o projeto experimental que propõe a criação de um aplicativo semelhante ao que será lançado no início de 2020, facilitando o cadastramento dos usuários do transporte coletivo ao passe estudante.

O projeto experimental foi entregue ao diretor-presidente da Urbes, Sergio Pires Abreu, e ao secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves como uma ideia disponibilizada à empresa pública.

Na oportunidade, os estudantes mostraram as funcionalidades da tecnologia, baseadas em pesquisas realizadas com que utiliza o sistema público de transporte. Já os representantes da Urbes falaram sobre o investimento feito nos últimos anos, que embarca tecnologia nos ônibus a fim de reduzir fraudes e proporcionar aos passageiros um sistema mais confiável.

“A Urbes está atenta às necessidades dos estudantes e já investe nesse tipo de tecnologia. A partir do próximo ano, mais de 50 mil alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular, além das faculdades, contarão com o Sistema Urbes Estudante, uma novidade que vem facilitar a vida de estudantes e escolas”, explicou Sergio Pires.

“O novo aplicativo é uma comunicação eficiente entre escola e aluno, favorece e facilita a vida de ambos, além de contribuir com o melhor funcionamento da empresa pública. Nossa intenção é incentivar o uso do transporte coletivo em detrimento ao transporte individual”, destacou Gilmar Tadeu.

Redução de filas e papel

Antes, as escolas precisavam carimbar as cartelas de aquisição de passes dos alunos, mediante frequência nas aulas. Os alunos, por sua vez, precisavam apresentar a cartela mensalmente na secretaria escolar para serem carimbadas. Agora tudo passa a ser feito eletronicamente com o Sistema Urbes Estudante.

Por meio do Sistema Urbes Estudante os alunos ou seus responsáveis poderão acompanhar o status do cadastro e se a compra dos passes está liberada.

Liberdade para comprar a quantidade desejada

Com a implantação do novo sistema de cadastramento e recadastramento, os estudantes também poderão comprar as passagens na quantidade que quiser, no limite de 50 créditos ao mês. Atualmente, o estudante só pode comprar uma única vez, limitado em até 50 passes. Em Sorocaba, estudantes têm 50% de desconto na tarifa e pagam R$ 2,70.