Escola do Pedala para a Terceira Idade tem aulas nesta quarta e quinta-feira

Escola do Pedala para a Terceira Idade tem aulas nesta quarta e quinta-feira Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/07/2014 às 16:57
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Escola do Pedala para a terceira idade prossegue com suas aulas nesta quarta (23) e quinta-feira (24) nas dependências do Clube do Idoso, no bairro Pinheiros. Promovida pela Urbes – Trânsito e Transportes a atividade será realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h com o objetivo de ensinar a andar de bicicletas aqueles que não tiveram oportunidade de aprender e que hoje estão na terceira idade, além de aprimorar as habilidades daqueles que já sabem pedalar.

A meta principal da Urbes com esta atividade é formar um grupo de ciclistas de terceira idade conscientes da maneira correta de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade, além de promover a saúde através da atividade física. As turmas do Clube foram divididas em grupos de iniciantes no pedal e intermediários, em várias categorias.

A atividade empresta as bicicletas e os capacetes aos alunos, que recebem instruções sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos, possibilidade de transporte através do uso das bicicletas.

A Escola do Pedala para os mais velhos faz parte do Programa Mobilidade na Terceira Idade engloba também o projeto Tempo Amigo, que orienta os idosos a reconhecer as dificuldades sensoriais da própria idade e a compensá-las de outra forma visando sua segurança, além de resgatar os conhecimentos sobre trânsito e novas estratégias para aumentar a confiança pessoal nos trajetos. A ação acontece sempre às terças-feiras, também no Clube do Idoso.

 

Sobre a Escola do Pedala

A Escola do Pedala foi criada em maio de 2011 para promover a educação para o trânsito a partir das bicicletas, incentivar o uso delas como transporte, lazer, saúde e esporte de maneira consciente e compartilhada com os outros modais. Ela é realizada sempre aos domingos, entre 8h30 e 12h00, no Parque das Águas.

A Escola do Pedala faz parte do Programa Pedala Sorocaba, criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer. O Pedala contribui, por meio de ações e eventos de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas.

O programa foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.