Empresas interessadas em restaurar a Estação Ferroviária devem apresentar proposta até dia 30

Sorocaba 12 jul / 2019 às 14:11

A Secretaria da Cultura (Secult) recebe até o dia 30 de julho o credenciamento de empresas do ramo de construção civil interessadas em realizar o restauro da Estação Ferroviária, localizada na avenida Afonso Vergueiro, no Centro. Não há contrapartida financeira.

A Estação Ferroviária é considerada um dos principais exemplares do patrimônio arquitetônico de Sorocaba. Sua preservação viabilizará não somente a salvaguarda de um relevante legado arquitetônico deixado pela “era das ferrovias” no Brasil, mas da memória sorocabana contida em seu espaço. Espera-se, assim, que com o restauro, a Estação Ferroviária possa continuar cumprindo sua função social e histórica para a cidade e para a comunidade.

O edital contem o Projeto Básico e a minuta do contrato com: Levantamento Histórico e Iconográfico da Estação Ferroviária; Análise Legislação Incidente; Planilha de Estimativa Orçamentária; Memorial Descritivo e Relatório Fotográfico do Local; Mapeamento das Patologias nos Componentes de Madeira da Estrutura do Telhado e do Piso; Planta da Estação Ferroviária de Sorocaba; Projeto Executivo (partes 1, 2 e 3); e Deliberação do Órgão de Defesa do Patrimônio Histórico.

Uma comissão de seleção, designada por intermédio de portaria publicada na Imprensa Oficial do Município, será a responsável pelo recebimento dos documentos relativos ao processo de seleção e julgamentos das propostas.

As propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria da Cultura (Casa 52), localizada na avenida Afonso Vergueiro, s/nº – Centro, em envelopes fechados, consignando-se externamente o nome da proponente e as expressões: Chamamento 27/2019 “Habilitação”. Toda a documentação necessária para o credenciamento e outras informações podem ser conferidas no edital de chamamento publicado no jornal Município de Sorocaba do dia 28 de junho, que pode ser acessado no link: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/.

Dúvidas, informações e esclarecimentos deverão ser encaminhados para o e-mail amascarenhas@sorocaba.sp.gov.br, pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na sede da Secretaria da Cultura ou ainda pelo telefone: (15) 3212.8170, exclusivamente com o servidor André Mascarenhas.

 

Sobre a Estação Ferroviária

Inaugurada em 10 de julho de 1875, a Estação Ferroviária foi o primeiro marco da implantação da histórica ferrovia cujo nome originou-se de sua localidade, a Sorocabana. Projetada para interligar o município à capital da Província de São Paulo, o planejamento quanto ao local de sua edificação foi cuidadosamente articulado, conforme revela, ainda em 1873, destacando-se como o primeiro edifício construído em tijolos na localidade de Sorocaba.

O prédio foi tombado em 2003 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), através do decreto municipal nº 13.753, e tem grau de preservação 1. A Estação Ferroviária também está em processo de tombamento em esfera estadual como exemplar integrante do “Complexo Ferroviário de Sorocaba”.


Mais Notícias