Empresários sorocabanos criam grupo e atraem empresas de outros estados

Empresários sorocabanos criam grupo e atraem empresas de outros estados Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/02/2015 às 11:08
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Empresários de Sorocaba criaram um grupo para o desenvolvimento de atividades conjuntas. A ideia era ampliar a network abrindo caminho para a possibilidade de novos negócios.

Um ano após o inicio das atividades, o grupo, chamado de GE, ou Grupo de Empresários, já atraiu interessados não apenas da cidade, mas de todo o estado e até de outras federações. “O GE foi formado com o intuito de fazer rodada de negócios e network, além de auxiliar em trabalhos de instituições de caridade. A gente se reúne uma vez por mês com esse intuito de trocar de informações”, afirma o empresário Sandro Trevisol, um dos fundadores do grupo. Entre as entidades ajudadas, o Gpaci é uma delas.

O grupo conta atualmente, segundo Sandro, com 450 empresários de vários setores. “Não são apenas empresários de Sorocaba, mas também da capital e até de fora do Estado. Temos empresários, por exemplo, de Santa Catarina e do Rio de Janeiro”, diz. De acordo com ele, 80% são de Sorocaba.

O grupo é fechado e os perfis presentes são rigorosamente analisados. “Qualquer empresário pode indicar, aí o candidato passa para a análise de perfil aonde esse empresário é aprovado ou não”, conta.

As reuniões da diretoria, que é composta por doze membros, ocorrem entre duas e três vezes por mês. No caso dos demais integrantes, há ao menos uma reunião a cada trinta dias. Há ainda uma carta de valores a seguir. Assuntos sociais e o mercado em que os empresários atuam também são temas das reuniões. “O GE veio para somar e não para dividir. Então eu avalio esse primeiro ano como muito bom”, termina Sandro Trevisol.

Para o presidente do grupo, Valter Scheidt, mesmo no grupo, os integrantes continuam sendo avaliados.  “A finalidade do GE é constituir empresários com excelência, mas vai além dos negócios. A gente indica, mas acompanha essa indicação. Ela precisa ter excelência nos serviços prestados. Há uma avaliação constante, uma auditoria contínua”, comenta.

 “O grupo teve um crescimento muito grande. Isso é muito satisfatório, o que mostra que o pessoal está muito unido. A ideia é essa, cada um ajudar o outro. O GE já virou uma marca”, afirma o empresário Alexandre Lessa.

Os empresários aprovam a iniciativa e esperam que o grupo cresça ainda mais. “Estou gostando muito. É um trabalho muito interessante e o grupo tem muito para crescer. É uma troca de experiência muito grande e eu vejo como uma grande oportunidade de negócio. O sucesso do grupo é o sucesso de todos os empresários”, lembra Adilson Gonçalves.

Há cinco meses no grupo a empresária Rosana França também exalta os benefícios do trabalho. “Está sendo ótimo participar do grupo. Existe uma parceria muito grande. É muito importante a gente fazer interação com outros setores. Trouxe mais clientes. Muitas pessoas me procuram para mudar a imagem. Está agregando bastante. É um conjunto de fatores que são muito favoráveis. São pessoas sempre prontas para ajudar as outras”, justifica.

O Silas Galdino foi um dos primeiros a integrar o grupo. “Estamos compartilhando conhecimento, estruturando a equipe para buscar resultados ainda mais extraordinários. Começou com poucos e foi uma surpresa bacana. Tem tudo para apresentar resultados ainda mais interessantes”, termina o empresário de Indaiatuba.

Jeferson Lunardon, um dos fundadores do grupo, avalia a primeira reunião de confraternização de 2015, feita no último mês no Clube de Campo de Sorocaba. “É a primeira de muitas. Futuramente teremos ainda mais novidades. Você aprende muito com o grupo e minha avaliação é que tudo aqui é extraordinário”, termina.