Edição 2019 do Café das Pretas será no próximo dia 25

Sorocaba 11 jul / 2019 às 14:35

A Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba (CMPDCNS) organizam os últimos detalhes da edição 2019 do Café das Pretas, agendado para o dia 25 de julho, uma quinta-feira, a partir das 9h, na Sociedade Cultural Beneficente 28 de Setembro. Além de opções gastronômicas doces e salgadas, o cardápio especial inclui música, poesia e bate-papo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

A programação tem por objetivo a troca de experiências e o debate e sobre o fortalecimento de ações para conscientização da sociedade e estratégias para prevenção e combate ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais formas de opressão. As discussões devem abordar diferentes temas, como a saúde, cultura, cidadania e instrumentos de mobilização social e participação popular.

O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído por meio da Lei nº 12.987, de 2 de junho de 2014. A inspiração veio do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, marco internacional da luta e da resistência da mulher negra, criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana.

Nascida no século 18, Tereza de Benguela chefiou o Quilombo do Piolho – ou Quariterê – nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso. Sob seu comando a comunidade cresceu militar e economicamente, incomodando o governo escravista. Após ataques das autoridades ao local, Benguela foi presa e veio a cometer suicídio após se recusar a viver sob regime de escravidão.

O Café das Pretas será aberto ao público e o 28 de Setembro se localiza à Rua Machado de Assis, 112, no Centro. Mais informações com a Coordenadoria da Igualdade Racial da Secid, pelo telefone (15) 3229-3440.


Mais Notícias