Doação de mudas de árvores é realizada no Parque Natural “Chico Mendes”

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/01/2021 às 18:28
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:28
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realiza a doação de mudas de árvores no Parque Natural “Chico Mendes”. O serviço é realizado de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, no qual são doadas até 10 mudas por morador/veículo, por mês, de acordo com a disponibilidade de espécie.

A ação ambiental tem como intuito estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajudar na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Entre os benefícios, as árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

De acordo com a Sema, estão disponíveis exemplares de cabreúva, araçá-roxo, jabuticaba, pitanga, ipê-roxo, entre outros. Todas as mudas são produzidas no viveiro municipal do Hortinho e possuem, em média, 50 centímetros de altura. Ao retirá-las, o cidadão assina um termo de responsabilidade, no qual compromete-se a cuidar dessas árvores, proporcionando as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento.

O Parque “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3228.1256.