Definida programação da Conferência de Assistência Social

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/09/2019 às 15:15
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:15
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba participa, na próxima sexta-feira (20), da Conferência Municipal Democrática de Assistência Social. O evento acontece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, e as inscrições devem ser feitas pelo site http://igualdade.sorocaba.sp.gov.br/conferencia/ e se encerram na terça-feira (17). A Conferência Extraordinária que ocorre a cada dois anos, tem como tema principal este ano a Assistência Social e os Direitos do Povo, com financiamento público e participação social.

A Conferência Municipal Democrática de Assistência Social tem uma abordagem voltada à participação popular. Pela primeira vez os usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social participarão de uma tribuna livre onde poderão expor opiniões sobre o trabalho da assistência social aos presentes. Essa abordagem nunca aconteceu antes, pois a Conferência era realizada a partir de trâmites regulares previamente definidos. A mobilização pela participação popular ocorreu nas unidades dos Cras de toda a cidade e em algumas organizações da sociedade civil, que realizaram as chamas “pré-conferências”.

No evento do dia 20, além da tribuna livre para manifestação popular, grupos discutirão sobre os três eixos temáticos: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Política pública tem que ter financiamento público; A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade. Haverá apresentações culturais, como o balé inclusivo do Cras Ana Paula Eleutério e a participação de uma dupla em situação de rua que compôs uma música especialmente para a Conferência. A palestra de fechamento será com a especialista na área de assistência social no Brasil, Patrícia Ferreira da Silva, Vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-SP)

A Conferência Democrática de Assistência Social ocorre das 8h às 16h no Sindicato dos Metalúrgicos, localizado na rua Júlio Hanser, 140 no Jardim Faculdade.