Defesa Civil comemora seu 41º aniversário com cerimônia na Biblioteca Municipal

Defesa Civil comemora seu 41º aniversário com cerimônia na Biblioteca Municipal Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/07/2018 às 15:14
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:14
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), celebrou, na manhã desta quinta-feira (19), o “41° Dia da Defesa Civil”, com uma cerimônia comemorativa na Biblioteca Municipal.

No evento, funcionários, voluntários e autoridades marcaram presença. Entre eles, o secretário de Gabinete Central, Alexandre Robin, que na oportunidade representou o prefeito José Crespo. Robin parabenizou a secretaria pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, em especial, aos civis que prestam trabalho voluntário em prol da população.

“Eu tive a oportunidade de participar da secretaria durante oito anos, onde pude acompanhar de perto a importância do trabalho desenvolvido. Desse tempo pra cá, a secretaria evoluiu muito em suas atividades e demonstra que continuará evoluindo. Que venham mais 41 anos de muita luta e muito sucesso para todos nós”, desejou o secretário.

Na ocasião, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga, foi representado pelo assessor Luiz Ricardo Ruiz, que agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da equipe para o município.

“Nós estamos sempre prontos para atender, auxiliar e educar a população a como proceder nos casos de risco […]. Esperamos que nunca aconteça, mas se acontecer, estaremos de prontidão para atender”, disse o assessor.

Quem também esteve presente foram as secretárias Cíntia de Almeida, responsável pela pasta de Igualdade e Assistência Social e Miriam Zacarelli, da secretaria de Planejamento e Projetos.

O evento contou com a palestra da engenheira Márcia Magalhães de Arruda, que abordou o tema “Verificação do Atendimento das Recomendações do Mapeamento de Riscos a Inundação no Município de Sorocaba”. A segunda palestra do dia foi ministrada pelo geólogo Dr. Nestor Kenhji Yoshikawa, do Instituto de Pesquisas Tecnológica.

A Defesa Civil de Sorocaba foi criada no ano de 1977, por meio do decreto n°2.903 que definia a sua organização, mas somente no ano de 2011 a lei municipal 9809 instituiu o Dia Municipal da Defesa Civil, a fim de celebrar, valorizar e reforçar a importância do trabalho desenvolvido.