Crianças plantam árvores e ajudam na recuperação da mata ciliar do Rio Sorocaba

Crianças plantam árvores e ajudam na recuperação da mata ciliar do Rio Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/03/2014 às 10:26
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:26
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A mata ciliar tem importantes funções como a proteção da erosão das margens, o controle da temperatura do rio e o refúgio da fauna


Na manhã desta terça-feira (25), 24 alunos da EM “Prof. Oscar Bento Mariano” (Jardim Tatiana), de Votorantim, realizaram o plantio de mudas de árvores de 80 espécies nativas às margens do rio Sorocaba próximo ao Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações. Ao mesmo tempo, 80 alunos da rede pública de Sorocaba fizeram o plantio às margens do Rio Sorocaba, próximo ao Terminal de Ônibus de Votorantim. Foram disponibilizadas 400 unidades para a ação ambiental.

Realizada pelas Prefeituras de Sorocaba e Votorantim, por meio das suas Secretarias do Meio Ambiente (Sema), a ação intermunicipal objetivou recuperar a mata ciliar do Rio Sorocaba. A atividade fez parte da programação em alusão ao Dia do rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água, ambos celebrados no último dia 22.

Antes do plantio, as crianças puderam conferir uma exposição de animais taxidermizados que teve como objetivo sensibilizar e informar às crianças a respeito dos animais que habitam o Rio Sorocaba.

No local, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o ratão-do-banhado, biguá, socó-dorminhoco, tigre d’água, irerê, frango d’água, garça branca grande e algumas espécies de peixes, como o lambari, a traíra e o cascudo.

“O lambari é um peixe que indica a qualidade de um rio, pois essa espécie é mais sensível e precisa de mais oxigênio para sobreviver. Ao contrário do cascudo, que habita rios que não sejam limpos como o nosso”, explicou Rafael Ramos Castellari, chefe de divisão de Educação Ambiental da Sema.

Outro animal apresentado às crianças foi o jacaré-do-papo-amarelo que vivia nas águas do Rio Sorocaba e que foi morto em 2012 por um morador de rua, ao ser atingido por uma barra ferro no crânio. O réptil, um macho adulto de 1,72m de comprimento, foi taxidermizado e é utilizado nas ações de educação ambiental da administração.

Sara Vitoria da Silva, de 8 anos, foi uma das crianças que participaram da ação ambiental em Sorocaba. “Se a gente planta árvore na nossa cidade o ar fica melhor para a gente respirar”, explicou a garota, que também já havia plantado árvores numa praça próximo a sua escola, em Votorantim.

Todas as mudas foram produzidas nos viveiros das Penitenciárias “Dr. Danilo Pinheiro”, no Mineirão, e “Dr. Antônio Souza Netto”, em Aparecidinha; além dos existentes no Parque Natural “Chico Mendes”, na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, após o plantio, será feito o processo de rescaldo, quando equipes da Prefeitura de Sorocaba farão o plantio de eventuais mudas que não forem plantadas ou corrigir os plantios feitos de forma inadequada.

Segue abaixo a programação completa das atividades comemorativas:

 

Dia 27 (quinta-feira)

Conferência “Reflexões por nossos rios: desafios e oportunidades”

– Apresentação do Plano de Manejo da APA de Itupararanga em Sorocaba e início do seu processo de revisão

Horário: 9h às 11h30

– Workshop “Gestão de Recursos Hídricos na Microbacia do rio Pirajibu”

Horário: 13h às 17h

Local: Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” (rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista)

 

Dia 29 (sábado)

Hora do Planeta

Horário: das 20h30 às 21h30

 

Dia 5 (sábado)

Premiação do concurso de fotografias: “Os jardins que fazem a cidade de Sorocaba”

Horário: 9h

Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

 

XI Corrida Ecológica do rio Sorocaba

Horário da corrida: 19h

Horário do plantio: 18h

Local: A largada da corrida e o plantio ocorrerão no Parque das Águas