Crianças conquistam atenção de adultos para pedir conservação da água

Crianças conquistam atenção de adultos para pedir conservação da água Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/03/2019 às 14:50
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:50
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os hábitos curiosos e as características dos peixes foram usados na abordagem que 18 crianças entre quatro e dez anos de idade utilizaram para conquistar a atenção de adultos no Jardim Refúgio, na terça-feira (19). O objetivo foi  sensibilizar sobre a necessidade de conservar a água e o meio ambiente. “Crianças pedindo cuidados com os nossos rios nos fazem refletir sobre o que individualmente estamos fazendo para contribuir com a conservação da natureza”, avalia o prefeito José Crespo, elogiando mais essa ação educativa da Prefeitura, que ajuda a manter Sorocaba com o reconhecimento de um dos mais bem sucedidos municípios paulistas na conservação do meio ambiente.

A atividade foi de iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) da Prefeitura de Sorocaba e integra a programação deste mês de março, em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água, celebrados hoje (22). Na semana anterior, aquele mesmo grupo infantil recebeu instruções sobre os peixes que vivem no córrego Água Vermelha, no rio Sorocaba e nos lagos do Parque da Água Vermelha. O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, explica que as crianças conversaram com os moradores da rua Noel Bento de Almeida sobre atitudes que podem adotar para ajudar a conservar não só os peixes, mas os cursos da água e o próprio córrego da Água Vermelha, que passa no bairro antes de chegar no rio Sorocaba.

As crianças incentivaram os adultos a manusearem e observarem os peixes com lupa. Também conversaram sobre a relação da comunidade com a natureza. Deram dicas sobre os hábitos que cada um deve adotar dentro da própria casa, como descartar o lixo em local adequado para não ser levado para o córrego quando chove e nunca jogar o óleo de cozinha direto na pia, já que uma única gota pode contaminar até 20 litros de água e, se chegar a um curso d’água sem tratamento, há o risco de causar até a morte de espécies da biodiversidade.

Esse grupo de crianças participa ativamente das reuniões do Clube Ecológico do Refúgio, mais conhecido como Clubinho do Refúgio, mantido em parceria entre a Sema, por meio da equipe de educação do Parque da Água Vermelha, com a Associação Nova Geração (ANG). As reuniões do Clubinho do Refúgio são ofertadas gratuitamente e promovidas todas as terças-feiras, ensinando os frequentadores sobre a importância da conservação da natureza, fomentando a sensibilização das crianças, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais.