Cras Vitória Regia cria projeto para atender gestantes

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/09/2019 às 15:08
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O projeto visa a humanização da assistência ao pré – natal, parto e nascimento por meio da orientação a gestantes e familiares.

O Projeto “Sementes do Amanhã” que oferece atenção e informação às gestantes em situação de vulnerabilidade social e econômica, com serviços que envolvem proteção básica às suas famílias, abre espaço à participação na próxima segunda-feira (16). As interessadas podem se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Vitória Regia.

As oficinas desta nova etapa têm início no dia 26 de setembro e serão ministradas pela equipe do CRAS, composta por agentes e assistentes sociais, terapeuta ocupacional e a coordenação do espaço. Profissionais vinculados a outras pastas, como a de Educação, Saúde, Cultura e Cidadania e Participação Popular e Esportes engrossam o time de facilitadores deste trabalho com as futuras mães.

Segundo a coordenadora do CRAS, Joelma Neves, o objetivo é o de fortalecer vínculos a partir da gestante com seu ambiente. “Nossa expectativa é passar para as gestantes a importância da estrutura familiar no contexto social, visando sobretudo o bem-estar da mãe e do bebê”, conta salientando que pretendem ser uma equipe interativa e acolhedora.

Os aspectos a serem abordados nas ações educativas do grupo envolvem desde a importância do pré-natal, a prática de atividades físicas, os sintomas da gravidez, orientações e incentivo para o aleitamento materno. O planejamento familiar e até os benefícios legais a que a mulher tem direito, incluindo a Lei do Acompanhante integral o rol de assuntos a serem apresentados às participantes.

Os encontros servem para a troca de informações entre as mulheres e os profissionais, visando buscar a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação, as noções de higiene e cuidados com o bebê, fisiologia e os aspectos sociais envolvidos.

Serão inicialmente 15 vagas para gestantes, com possibilidade de lista de espera, caso haja grande procura. Os encontros semanais, com duas horas de duração, acontecerão das 9h30h às 11h. Para se inscrever, as gestantes devem apresentar a carteirinha do pré-natal, comprovante de endereço e documento com foto. O CRAS Vitória Régia fica na Rua Orselio Pereira, 414. Mais informações pelo telefone (15) 3226-1646.