Cras da Vila Helena promoveu evento para a comunidade

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/01/2013 às 12:11
  • Atualizado 30/09/2022 às 12:11
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Pessoas de todas as idades participaram, nesta quinta-feira (29), de uma série de atividades do evento “Interação com a Comunidade”, realizado no Centro Esportivo do Maria Eugênia, na Zona Norte de Sorocaba. Quem compareceu ao local pode conferir palestras, oficinas, apresentações culturais, orientações de saúde, jurídicas e previdenciárias, além de contar com serviço de corte de cabelo.
        
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o evento foi organizado pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Helena, em conjunto com a rede socioassistencial da cidade.

De acordo com a coordenadora do Cras, Rosana de Santos Gonçalves, o objetivo foi o de fortalecer e divulgar o trabalho desenvolvido no Encontro Intersetorial, que ocorre mensalmente envolvendo toda a rede para a discussão de temas como o fluxo, encaminhamentos e serviços oferecidos, entre outras questões. “É papel do Cras fazer a articulação de toda a rede. Esse foi o nosso primeiro evento, queremos promover outros”, comentou.
        
A programação contou com apresentação de fanfarra, coral, teatro, música, dança e uma exposição de pôsteres produzidos pelos alunos da EM “Prof. Hélio Rosa Baldy”, EM “Edward Frufru Marciano da Silva”, EM “Profª Leda Terezinha Borguesi Rodrigues”, EE “Prof. Francisco Camargo César”, EE “Profª Isabel Lopes Monteiro”, EE “Prof. Mário Guilherme Notari”, EE “Profª Maria Cândida de Barros Araújo” e da Legião da Boa Vontade. 
A dona de casa Josiane Marques Medeiros Lima, moradora do Jacutinga, aadorou participar do evento. “Se eu soubesse que teria tantas atividades legais, teria me programado para ficar o dia todo. Ela foi conferir a filha Julia, de 11 anos, na apresentação da fanfarra da EE “Profª Isabel Lopes Monteiro”. 
“Foi emocionante. Essa foi a primeira vez que a fanfarra tocou sem a presença do maestro, eles ficaram muito emocionados. A homenagem foi linda”, contou se referindo ao policial militar Sandro Gomes, que era o maestro do grupo e foi assassinado em abril deste ano durante um patrulhamento no Paineiras. “Ele era muito querido e foi ele quem começou com a fanfarra na escola”, completou.
Quem foi ao Centro Esportivo também conferiu apresentação de capoeira, ginástica artística e do cantor e compositor Nivaldo. Além disso, a população recebeu orientações de saúde com a equipe das UBSs Lopes de Oliveira, Maria Eugênia e São Guilherme, informações jurídicas com a OAB e orientações sobre previdência com a equipe do INSS.
Nas palestras a comunidade pode saber mais sobre questões que envolvem o INSS, com a assistente social Maria Iris Almeida Micheletti, e sobre direitos da criança e do adolescente, com o professor Dr. Moacyr Pereira Mendes. A programação teve ainda corte de cabelo gratuito realizado pelas equipes Afro Arts e Escola de Cabeleireiros Harano.