CRAS Carandá inaugura na próxima segunda-feira

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/02/2020 às 18:37
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:37
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Residencial Carandá será inaugurado na próxima segunda-feira (17). A nova unidade é vinculada à Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Sorocaba e a cerimônia de inauguração, prevista para as 10h, deverá contar com presença da prefeita Jaqueline Coutinho.

Os CRASs precisam estar instalados em regiões onde a população predominante se encaixe no perfil de vulnerabilidade social, almejando criar estratégias e projetos que auxiliem na proteção básica desses munícipes. O secretário de Cidadania, Paulo Henrique Soranz, explica que o bairro é um grande complexo habitacional e que o ideal seria que desde a entrega das primeiras unidades residenciais já tivesse sido instalado um CRAS no local.

Os Centros de Referência de Assistência Social são ferramentas que buscam tornar acessíveis serviços de proteção social, que vão da assistência financeira ao planejamento familiar. Além disso, faz o monitoramento do território onde está instalado de modo a oferecer a melhor forma de assistência social básica, promovendo a organização e atriculando ações, oficinas e eventos nas unidades

“Como não havia [uma unidade no local], e as demandas sociais são muitas, foi firmado na época um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, onde a Prefeitura se comprometia a construir tal equipamento. Estamos agora cumprindo esse compromisso”. O TAC foi assinado em 2017, assim que as 5 mil famílias mudaram-se para o Residencial Carandá. O CRAS Carandá está localizado na rua Abdias Ribeiro dos Santos, 20.