Cozinha Experimental no Centro de Referência em Educação é inaugurada

Cozinha Experimental no Centro de Referência em Educação é inaugurada Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/08/2014 às 02:10
  • Atualizado 12/09/2022 às 02:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), inaugurou na tarde desta terça-feira (26), a Cozinha Experimental no Centro de Referência em Educação (CRE). O projeto visa ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre a importância da nutrição para a saúde física e emocional das crianças.

De acordo com o secretário da Educação, José Simões, o local vai servir de aprendizagem tanto para os alunos como também para os funcionários da rede municipal de ensino. “Aqui será um local onde vamos poder desenvolver novas receitas e oferecer cursos de capacitação às merendeiras”, afirma Simões.

A partir de setembro, turmas do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de Sorocaba participarão do Projeto “Culinária Saudável”. O projeto compreende oficinas de nutrição e culinária a serem realizadas pela equipe da Seção de Alimentação Escolar, em parceria com a empresa prestadora de serviços de alimentação escolar.

Para a chefe de Seção de Alimentação Escolar, Camila de Melo Cardia Moraes, o local será uma forma de aperfeiçoamento. “Aqui vamos mostrar aos alunos a importância de uma alimentação saudável”, diz Camila.

A coordenadora do Projeto “Culinária Saudável”, a nutricionista Renata Falcato, demonstrou como serão as aulas para os alunos. Um grupo de crianças já teve contato de forma lúdica com vários alimentos que estavam numa cesta. Por meio de tato, olfato e muita conversa, as crianças foram conhecendo os benefícios da cenoura, beterraba e outros alimentos. Após essa apresentação, os alunos montam o seu prato e ainda plantam o alimento em uma horta.

De acordo com a nutricionista da Prefeitura, Edna Etsuco Tanaka, a Cozinha Experimental é um local para atender cada vez mais a rede de ensino. “Vamos começar com turmas quinzenais, mas vamos ampliar esses cursos em  2015”, afirma Edna.