Contêineres chegam ao Parque Vitória Régia

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/12/2015 às 20:26
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:26
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Pelo portão de sua casa, na Rua José Martinez Peres, a costureira Esther Thuler observava atenta o trabalho de pintura de uma pequena faixa amarela na guia, do lado oposto da rua. Quando foi informada que aquela marca era onde ficaria um contêiner, não conteve o sorriso. “Graças a Deus, acabou o pesadelo de ver lixo espalhado pela calçada, cachorros mexendo no lixo, ratos e baratas correndo por ai”, exclamou a dona de casa que há 30 anos mora no local.

Na manhã desta sexta-feira (4), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), iniciou a distribuição dos novos contêineres em ruas do Parque Vitória Régia. A iniciativa que vem acontecendo desde o final de setembro, já contemplou vários bairros da área urbana de Sorocaba.

Proprietário de um bar na mesma rua de Esther, Arnaldo Gomes, que mora no local há 17 anos também elogiou a ação da Prefeitura. “É muito importante o contêiner. Vai evitar que o lixo fique aí, espalhado na calçada, trazendo mau cheiro, atraindo os cães e outros bichos. Agora nossa calçada permanecerá limpa. Ótima iniciativa da Prefeitura”, comemorou.

Após a conclusão da implantação dos contêineres no Parque Vitória Régia, o trabalho prossegue nos bairro do Cajuru e Sorocaba I. Inicialmente, a previsão da Serp é distribuir aproximadamente seiscentos contêineres com capacidade para mil litros cada um, nas três comunidades. O serviço de instalação dos contêineres vem sendo executado pelo Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), que é a empresa responsável pela coleta do lixo doméstico, varrição de vias, limpeza de banheiros públicos, além de higienização e manutenção dos contêineres.

Por determinação do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o novo conceito de conteinerização estabelece que os dispositivos ocupem um espaço demarcado no próprio asfalto das ruas e avenidas, junto à guia, em vez de ficarem nas calçadas, como antes. Cada contêiner deve atender pelo menos dezoito residências, considerando-se uma média de quarenta litros de lixo gerados diariamente por cada família.

Até o momento, o novo sistema de conteinerização da coleta de lixo contemplou os bairros de Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Jardim Josane, Astúrias, Parque São Bento, Lopes de Oliveira, Jardim Rodrigo, Jardim Luciana Maria, Jardim Marli, além da Vila Amato, Jardim Topázio, Vila Helena, Vilas Sabiá, João Romão, Zacarias e Bairro dos Morros. Ao todo, já estão em uso pelo menos 2.835 contêineres de mil litros e outras 1.490 unidades com capacidade para 240 litros, totalizando 4.325 dispositivos.