Comunidade do Parque São Bento planta 600 árvores no bairro

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/01/2013 às 09:54
  • Atualizado 30/09/2022 às 09:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Crianças, adolescentes e adultos moradores do Parque São Bento participaram, na manhã desta quinta-feira (29), de um plantio social de 600 árvores de espécies nativas e frutíferas em duas áreas públicas do bairro. A atividade fez parte da programação especial da Prefeitura de Sorocaba para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo foi o de finalizar a primeira etapa na recuperação das duas áreas verdes do Parque São Bento, garantindo um espaço mais bonito e verde, promovendo ganhos na qualidade de vida da população do bairro.
A ação ambiental foi realizada em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)  embasada na plataforma Cidades Sustentáveis, visando utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar crianças sobre a importância da recomposição da vegetação nas áreas urbanas e seu papel como cidadão atuante capaz de agir, favoravelmente, ao desenvolvimento sustentável global através de pequenas ações locais em sua comunidade.
De acordo com a Sema, a ação envolveu cerca de 300 alunos do CEI-28, EE “Profª Zélia Dulce De Campos Maia”, EE “Prof. Dirceu Ferreira Da Silva”, EE “Profª Dulce Esmeralda Basile Ferreira”, além de cerca de 100 pessoas da comunidade, mobilizadas pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque São Bento. Antes da atividade, os alunos participaram de oficinas de plantio e obtiveram informações sobre os cuidados para a manutenção dessas árvores. 
Para a professora de Matemática e Ciências, Maria do Rossio, da EE “Profª Zélia Dulce De Campos Maia”, a atividade foi bastante interessante. “Os meus alunos adoraram. Essa faixa etária (11 anos) gosta muito de atividades práticas e eles estão empolgados, inclusive, em acompanhar o desenvolvimento dessas árvores”, comentou.  Segundo ela, a ideia será de trabalhar o tema meio ambiente no próximo bimestre. “Vamos fazer uma exposição de fotos com as imagens desse plantio”, afirmou.
André França Ferreira, de 11 anos, foi um dos alunos de Maria do Rossio a participar do plantio. “Achei muito legal. As árvores ajudam no meio ambiente, no oxigênio para a nossa respiração, a termos mais sombra e oferecem moradia aos pássaros”, destacou. Segundo o garoto, que mora próximo à área do plantio, ele passa pelo local com o seu avô todos os finais de semana e vai ajudar a cuidar dessas árvores plantadas.
Outro aluno da escola estadual que plantou árvores na manhã desta quinta-feira foi Everton Augusto Dantas Sandes, de 11 anos. “Gostei muito de participar desse plantio. Eu já tenho várias plantas no meu quintal que eu mesmo plantei. Eu passo aqui todo dia para ir na casa do meu amigo e também vou ajudar a cuidar delas”, garantiu o garoto.
Todas as mudas disponibilizadas para o plantio foram produzidas nos viveiros das Penitenciárias “Dr. Danilo Pinheiro”, no Mineirão, e “Dr. Antônio Souza Netto”, em Aparecidinha, no Parque Natural “Chico Mendes”, na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais.